Aberto do Brasil: Ruiz leva o título e Navarro os elogios

Com voltas de 63 e 65 tacadas no final de semana, 16 abaixo do par, o paraguaio Marco Ruiz, de 36 anos, saiu da sétima posição, empatado com mais quatro jogadores, para vencer o 57º HSBC Aberto do Brasil, torneio com R$ 80 mil em prêmios, encerrado neste domingo, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, na Grande Curitiba, no Paraná. Ruiz começou a volta final empatado em primeiro com os brasileiros Alex Rocha, que acaba de entrar para o PGA Tour, e com Ronaldo Francisco, o número 1 do Brasil, que permanecia invicto em 2010, mas ambos jogaram apenas 72 e terminaram empatados em terceiro, sete tacadas atrás do campeão, que somou 19 abaixo do par.

Alex Rocha confirma participação no Aberto do Brasil

O 57º HSBC Aberto de Golfe do Brasil, que vai ser jogado de 16 a 19 de dezembro, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, no Paraná, com R$ 80 mil em prêmios, recebeu um importante e inesperado reforço às vésperas da competição: a presença de Alex Rocha, que acaba de ganhar o cartão para jogar no PGA Tour, em 2011. Rocha será o segundo brasileiro da história e o primeiro em 29 anos a jogar no circuito profissional mais bem pago do mundo.

Joseph Bramlett será o segundo negro do PGA Tour

Entre os 29 jogadores que ganharam o cartão para jogar no PGA Tour de 2001 está Joseph Bramlett, que vai se juntar a Tiger Woods como os únicos descendentes de negros no maior circuito profissional do mundo. Ex-aluno de Stanford e amigo de Tiger Woods, com quem jogou uma das voltas de treino do o U.S. Open deste ano (foto), Bramlett tem pai negro e mãe branca e se identifica muito com o ídolo do golfe americano, a ponto de comemorar o putt que o classificou na seletiva final do PGA, a la Tiger, com um "upper" de punhos cerrado e um "high-five" com seu caddie.