Divorcio e equilíbrio emocional

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Divorciar é uma das mais difíceis missões para um homem, porém ficou provado categoricamente que ainda pagando alto a recuperação do equilíbrio emocional para o golfe não tem preço.

Aos 53 anos, o australiano Greg Norman realizou a façanha de classificar terceiro no British Open, o torneio mais tradicional do mundo que liderou durante três das quatro rodadas. Poucos antes da abertura do British Open ninguém poderia imaginar que o convidado de honra o veterano Greg Norman poderia ir alem do seu papel de celebridade no evento. Somente os que acompanharam o seu tumultuado processo litigioso de divorcio. Mais informações no portal www.golfenegocios.com.br

Ele foi o maior jogador do mundo durante uma década, após o reinado de Jack Nicklaus. Quando passou a idade ideal de alta competição de golfe, entre 22 e 44 anos, o Tiburão Branco, dedicou-se a incrementar a sua fortuna com marca de roupas e desenho de campos de golfe. Na vida privada, entrou num processo de divorcio litigioso classificado como guerra pelos advogados das partes. Em semanas prévias ao Aberto Britânico 2008, Norman fechou um acordo com a sua ex-mulher.

Na petição ao juiz do divorcio, os advogados do astro australiano expuseram que “a sua esposa não lhe ensinou a empunhar um taco de golfe. Também não lhe ensinou a vencer. Esses ensinamentos foram produtos de um duro e dedicado trabalho do marido prévio ao casamento”. O juiz entendeu e promoveu o entendimento que a ex-mulher de Norman aceito junto a um cheque por U$103 milhões.

Norman jogou no British Open o golfe que não aprendeu com a sua ex-esposa. Transmitiu um estado zen jogando sem pressão extra. Mostrou todo o que sabe e ainda pode. “Quando colocamos todas as nossas energias em algo isso funciona”, resumiu Norman após superar aos melhores jogadores de ponta, 20 a 30 anos mais jovens. Greg Norman também assumiu publicamente o seu romance com Chris Evert, a musa do tênis mundial nos 90. O irlandês Padraig Harrington ganhou o British Open, porém Norman possibilitou um importante case para os que estudam o golfe e sabem que 90% do jogo é mental e que empunhar bem o taco é uma mínima parte do processo.

O presidente da Procter & Gambler, Tarek Farahat foi um dos mais congratulados, além dos campeões Felipe Lessa e Karina Palmberg no 78º Campeonato Amador de Golfe do Brasil. Foi à primeira vez na história do golfe brasileiro que a marca Gillete, cujo garoto propaganda é Tiger Woods a nível mundial, patrocinou um torneio. Os vencedores do principal torneio amador nacional conquistaram a Gillette Mach 3 Cup. A festa do Amador Brasileiro no São Paulo Golf Club, foi completa. O Presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Álvaro Almeida, foi aplaudido na cerimônia de premiação ao cumprir a sua promessa de fazer um evento inesquecível.

A 1ª Taça Mário Gonzalez, competição de duplas foi disputada paralelamente ao torneio, envolvendo vários dos melhores golfistas amadores de nove países do continente. Os chilenos Antonio Costa e Cristian Espinoza venceram. A dupla brasileira, formada por Pedro da Costa Lima e Daniel Stapff, foi segunda. O evento contou com o apoio da Vivo, do Banco Alfa, da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo e do Hotel Sol Meliá.

No terreno profissional, o principal circuito brasileiro o Champions Golf Tour, completou a seu calendário. A empresa Golf 4 All informou que a etapa Samsung será disputada no clube São Fernando de 12 a 16 de agosto e as etapas Vivo estão programadas no Clube de Campo de São Paulo de 26 a 30 de agosto e de 21 a 25 de outubro. A etapa Mercedes- Benz, está prevista de 18 a 22 de novembro, no Terras de São José Golf Club, em Itú.

* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e revista Golf Digest Autor de Liderança e Golfe. piernes@yahoo.com. www.golfenegocios.com.br