Juvenis brasileiros na Argentina

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Parte da equipe juvenil do Damha Golf Club, de São Carlos (SP), acaba de regressar de Córdoba, na Argentina, onde disputou o Campeonato Provincial de Menores de la Provincia de Córdoba, no La Cumbre Golf Club. Eles foram convidados por Jose Ruarte, presidente da Federacion de Golf de la Provincia de Córdoba. Os jovens do Damha selecionados para participar do torneio foram Gustavo Salinas, Felipe Gonzalez, Fabio Salinas, Marcela Darcie e Bianca Vidal, que foram escolhidos num torneio interno realizado no clube no final de março. Os jovens viajaram acompanhados de seu treinador, o profissional Ricardo Salinas.

No torneio, que contou com a participação de 125 jogadores argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos, os jovens do campo de São Carlos não tiveram resultados muito significativos – a melhor colocação foi uma 24ª colocação de Bianca Vidal. Mas o prêmio da equipe juvenil do Damha veio de outra forma – com a experiência obtida. Antes do torneio, os brasileiros tiveram uma clínicia com Santiago Garat, o Santy, treinador da Equipe Nacional Juvenil Argentina, da Associacion Argentina de Golf (AAG), e com Ernesto Tagle, técnico da Equipe Juvenil da Federación de Golf de la Provincia de Córdoba. Os meninos e meninas do Damha também fizeram uma visita ao Villa Allende Golf Club, em Villa Allende, campo de Angel "Pato" Cabrera, o ganhador do US Open de 2007.

A iniciativa foi aprovadíssima pelos participantes, que trouxeram de volta na bagagem muitas histórias e uma rica experiência. "O que me chamou a atenção, além do nível de jogo muito alto, é que eles estavam sempre procurando ajudar, ensinando e dando dicas aos demais. Foram três dias que valeram por muitos treinos para nossa equipe", disse Gustavo Salinas, de 14 anos. "Passamos a pensar e agir como uma equipe. Pudemos sentir na pele a fragilidade do golfe brasileiro diante de nossos "hermanos" e assim perceber que o esporte não é apenas um taco e uma bola, mas objetivo, estratégia, equilíbrio, domínio e auto-controle", afirma a juvenil Marcela Darcie, de 16 anos.

Muito do que viram na Argentina servirá de lição para treinamentos futuros. "Aprendemos muias coisas novas e vimos como é jogar fora de nossa casa", diz Fábio Salinas, de 15 anos. "Foi uma experiência muito interessante, apesar de não termos jogado o nosso melhor golfe. Fizemos muitas amizades e jogamos num campo muito técnico e com greens muito rápidos. O que achei mais interessante foi a concentração antes, durante e após a competição, quando todos vão ao putting green ou ao driving range e pedem ajuda aos profissionais da AAG, que estão sempre prontos para ajudá-los", relata Felipe Gonzalez, de 15 anos.

A viagem deixou uma vontade: melhorar cada vez mais e, no futuro, encarar novos desafios como esse. "Nossa primeira viagem internacional como equipe demonstrou que temos que melhorar. Eu estou disposta a encarar esse desafio. Percebi que o Brasil deve investir muito mais no esporte porque os outros países são muito bem preparados", disse a jovem Bianca Vidal, de 16 anos.

CBG
golfe@cbg.com.br

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe