Brasileiro Juvenil: Maria Antônia é bicampeã e Chile leva o título com Duisberg

A gaúcha Maria Antônia Gavião conquistou o bicampeonato do Brasileiro Amador Juvenil de Golfe nesta sexta-feira, no São Paulo Golf Club, na capital paulista. No masculino, o chileno Andres Duisberg e o paulista Arthur Fernandes empataram nos buracos regulamentares, disputaram o playoff e Duisberg levou a melhor no segundo buraco extra.
Maria Antônia chegou ao seu segundo título brasileiro juvenil de ponta a ponta, com um total de 213 tacadas, com parciais de 71, 73 e 69, contra 221 da também gaúcha Eduarda Roggero e 222 da carioca Maitri Peychaux. Eduarda fez voltas de 75, 75 e 71, enquanto Maitri jogou 74, 72 e 76 tacadas.
Entre os meninos, Arthur chegou à finalíssima na primeira colocação, foi superado por Duisberg ao longo da rodada decisiva, mas anotou birdies nos buracos 17 e 18 para forçar o playoff. Ambos encerraram o torneio com 211 tacadas, com Arthur registrando voltas de 68, 67 e 76, enquanto o chileno marcou 72, 68 e 71 tacadas.
Os dois buracos extras foram disputados no buraco 18. Na primeira tentativa, ambos fizeram par. Em seguida, Arthur cometeu um bogey e viu Duisberg sagrar-se campeão com um par.
Na categoria pré-juvenil, os nomes do chileno Samuel Trucco e da paulista Alexa Alonso ficarão gravados nos troféus transitórios após suas vitórias no São Paulo Golf Club. Trucco venceu de virada, com uma volta de 70 tacadas na final, após parciais de 72 e 70 nos dias anteriores, terminando duas tacadas à frente de Luca Almeida, vice-campeão com voltas de 68, 73 e 73. Já Alexa somou 240 tacadas, com voltas de 80, 76 e 84, para comemorar o título de campeã pré-juvenil do Brasil em 2026.
Além da classificação geral, o torneio também foi dividido por faixas etárias, reunindo atletas nascidos entre 1º de janeiro de 2008 e 1º de janeiro de 2017. Também ocorreu uma disputa de duplas mistas, com representantes de federações nacionais e confederações internacionais. O time do Brasil, com Gustavo Giacometti e Eduardo Roggero, conquistou o título, e o time do Rio de Janeiro, formado por Victor Machado e Maitri, ficou no segundo lugar.
A cerimônia de premiação foi apresentada por Felipe Almeida, vice-presidente da CBGolfe, e teve mesa formada por Eudes de Orleans e Bragança, presidente da entidade, Pedro Garcia, diretor financeiro da CBGolfe, Flávio Maschietto, presidente da Federação Paulista, e seu vice Victor Maia, além de Marcelo Gullo, capitão do São Paulo, e Erik Andersson, head-pro do clube anfitrião.
Ao todo, o 36º Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe reuniu 85 competidores, sendo 60 homens e 25 mulheres, ao longo de três rodadas, com apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil, por meio da Lei das Loterias.
A edição distribuiu pontos para o ranking nacional até 18 anos e para o ranking mundial amador, contando com o suporte do clube anfitrião, da Federação Paulista de Golfe e das empresas St. James, Liquidz e E-Bullet.
______________________________________
Fotografia: Bruno Ruas/CBGolfe.