Herik Machado é vice-campeão da Copa de Oro no Uruguai

Após liderar a competição desde a segunda rodada, o brasileiro Herik Machado encerrou sua participação na Copa de Oro com o vice-campeonato, em disputa realizada no Cantegril Country Club, em Punta del Este, no Uruguai, de 22 a 25 de janeiro. Herik somou 284 tacadas no total, com voltas de 70, 69, 71 e 74, e foi superado no playoff pelo chileno Raul Roman, que empatou na liderança após jogar 67 na volta final, a melhor do torneio.
O desempate foi realizado em três buracos somatórios. Herik venceu o primeiro, mas viu o adversário levar a melhor nos dois seguintes, encerrando a disputa com o título para o Chile. O brasileiro tentava conquistar seu terceiro título e o segundo consecutivo da competição.
A campanha na Copa de Oro foi a terceira semana consecutiva de torneios para Herik Machado, que também representou o Brasil recentemente no Sul-Americano Amador e no Latin America Amateur Championship.
Igor Cruz também teve destaque pela equipe brasileira. Após uma estreia difícil com 81 tacadas, ele apresentou uma notável recuperação com voltas de 74, 70 e 71, garantindo um lugar no top 10 da classificação geral, na décima colocação.
Na disputa por equipes, Herik Machado e Igor Cruz representaram o Brasil na Copa General José G. Artigas, torneio paralelo realizado em formato de duplas. O Brasil terminou com o vice-campeonato, atrás apenas da equipe chilena formada por Raul Roman e Joaquín Sandoval.
A Copa de Oro é uma das competições mais tradicionais do golfe sul-americano e distribuiu pontos válidos para o Ranking Mundial Amador.