DP World Tour: Fred Biondi comemora 25 anos competindo no paraíso das Ilhas Maurício

O profissional brasileiro Fred Biondi (foto) comemorou 25 anos nesta terça-feira, 16 de dezembro, treinando para o AfrAsia Bank Mauritius Open, evento válido para o Tour Europeu – comercialmente chamado de DP World Tour – que será disputado de amanhã, quinta-feira, 18 de dezembro, a domingo, 21, no campo do Heritage La Réserve Golf Links, nas Ilhas Maurício. O país insular colonizado pelos holandeses, que o batizaram em homenagem a Maurício de Nassau, fica no meio do Oceano Índico, a cerca de 2.000 km da costa sudeste da África e 800 km a leste de Madagascar.

Um personagem do livro “Following the Equator”, de Mark Twain, diz que “Maurício foi feito primeiro e depois o céu; o céu foi copiado a partir de Maurício”, exaltando a beleza natural do local onde viveu o extinto pássaro dodô, que não voava, desaparecido por volta de 1690, mas que hoje é símbolo nacional do país. Um destino de luxo conhecido por praias paradisíacas, águas turquesas, recifes de coral, natureza preservada e clima tropical.

Prioridades

Até a semana passada, Fred Biondi ainda apostava em conquistar um dos cinco cartões para o PGA Tour na seletiva final dos Estados Unidos, ou um dos 40 cartões seguintes, com status total para o circuito de acesso, o Korn Ferry Tour (KFT), onde poderia jogar alguns torneios.

Mas depois de flertar com uma vaga para o KFT durante a semana, Fred foi para o tudo ou nada na volta final e terminou em 124º lugar, com 285 (71-69-70-75), ficando apenas com um cartão condicional para o KFT, com baixa prioridade de inscrição, e com um cartão para o PGA Américas. Seu objetivo agora é se firmar no Tour Europeu e focar em ser um dos 10 primeiros do ranking que ganham o cartão para o PGA Tour.

Calendário

O Mauritius Open encerra uma série de cinco torneios do Tour Europeu de 2026 –jogados em 2025. Ao todo, o calendário completo, subdividido em sete “pernas” (abaixo) terá pelo menos 42 torneios em 25 países e um prêmio recorde de US$ 157,5 milhões (excluindo os Majors).

Opening Swing: 5 torneio na Austrália, África do Sul e Ilhas Maurício

International Swing: 6 torneios de janeiro a março no Oriente Médio e África

Asian Swing: 4 torneios de março a abril, mais o Masters, entre eles

European Swing: 6 torneio de maio a julho, além do PGA Championship e US Open

Closing Swing: 6 torneios de julho a agosto na Europa, EUA e República Dominicana

Back 9: 9 torneios de grande premiação na Europa, Índia e Coréia

Play-Offs: 2 torneios de maior premiação do ano, em Abu Dhabi e Dubai

Novo Regulamento

O DP World Tour anunciou reformas na estrutura de acesso ao circuito e manutenção dos cartões, aprovadas pelo Comitê de Torneios, com o objetivo de oferecer maior certeza no calendário e oportunidades mais equilibradas para todos os jogadores que conquistam vaga no circuito principal. As alterações serão válidas para a temporada 2027, baseadas no desempenho de 2026:

Cartão pleno para o PGA Tour: 10 primeiros da Corrida para Dubai (ranking Europeu)

Manutenção do cartão: Reduzida dos top 110 para os top 100 da Corrida para Dubai.

Posições de 101 a 110 na Corrida para Dubai: Recebem cartão condicional (Categoria 18), inicialmente ranqueados abaixo dos graduados da Qualifying School; serão re-ranqueados durante a temporada junto com os vindos da Q School.

HotelPlanner Tour (o circuito de aceso, ex-Challenge Tour): Número de cartões plenos para o DP World Tour reduzido de 20 para 15

Fonte: Golfe.esp.br