Aberto da Baroneza – Tudo em família: Luca Almeida supera o pai no clube presidido pelo avô
Nem mesmo a chuva provocada pelo ciclone extratropical que já havia causado destruição e mortes no Sul e Sudeste do Brasil conseguiu atrapalhar a volta final da competição masculina do Aberto G5 Partners do Quinta da Baroneza Golfe Clube, encerrado neste sábado, 8 de novembro, em Bragança Paulista (SP), com casa lotada, música ao vivo e um churrasco elogiado por todos.
O jogo foi uma exaltação ao golfe brasileiro, reunindo golfistas consagrados, que fazem parte da história desse esporte no Brasil, e juvenis de alto rendimento, em especial os irmãos Luca Almeida, de 13 anos, que foi campeão por três tacadas de vantagem, e Lorenzo Almeida, de 11, que jogou dos tees mais longos da categoria scratch – o preto, na Baroneza – e ainda terminou em quinto lugar.
De ponta a ponta
Luca, que defende o São Paulo Golf Club e tem a Baroneza como sua “segunda casa”, assumiu a liderança na estreia, na sexta-feira, quando jogou 73 tacadas, uma acima do par, empatado em primeiro com o também juvenil Arthur Fernandes, do São Fernando. Luca só confirmou o título ao jogar uma abaixo no sábado. A rodada precisou começar com atraso por causa da ameaça de raios e foi previamente reduzida de 18 para 9 buracos, para que houvesse tempo hábil de o jogo terminar.
Luca fez cinco birdies, sendo dois no primeiro dia e mais três no segundo, em apenas nove buracos, quando fez o melhor parcial de todo o torneio, para ser campeão com 108 (73-35) tacadas, o par do campo. Felipe Almeida, pai de Luca, que começou a volta final perdendo por duas tacadas para o filho, empatou o jogo após os primeiros três buracos, mas viu Luca reagir com três birdies consecutivos e caminhar seguro para o título. Restou a Felipe, que somou 111 (75-36), o troféu de vice-campeão e a alegria e o orgulho de ser superado pelo próprio filho.
Quem assistia a tudo com o olhar embevecido era Álvaro Almeida, pai de Felipe e avô de Luca e Lorenzo. Além da alegria de ver os netos se firmarem cada vez mais como revelações do golfe brasileiro, Álvaro comemorou também, na condição de presidente do Quinta da Baroneza Golfe Clube, a realização de um Aberto impecável, que se firma como um dos eventos de destaque do golfe nacional. Fora a constatação da qualidade do campo, que drenou a água rapidamente e em nada foi prejudicado pela chuva.
Destaques
Pedro Garcia, capitão do São Fernando, terminou em terceiro, com 114 (75-39) tacadas, seguido por Arthur Fernandes, líder da véspera, que não jogou bem no sábado, mas fez birdie no buraco final para terminar sozinho em quarto lugar. Lorenzo, que começou a volta final com dois birdies seguidos, incluindo uma embocada de fora no buraco 2, terminou em quinto, com 120 (82-38), uma à frente de David Somlo, do São Fernando, que somou 121 (79-42).
Na classificação por handicap index até 8,5, o campeão foi Gustavo Santos, com 108 (72-36) tacadas, o par do campo, seguido por Waldemar Lerro Neto, com 109 (75-34), e pelo juvenil Mateus Frezza, do Corujinha, convidado do clube, que levou o troféu de terceiro lugar com 110 (74-36), ao superar Arthur (70-40) nos critérios de desempate. Na 8,6 a 14, no sistema stableford, Rafael Powalowski venceu com 57 pontos, seguido por José Taborda, com 54, e por Uipiquer Santos, com 49.
Mais premiados
Na 14,1 a 20, o campeão foi João Muniz, com 57 (36-21) pontos, no desempate com Heitor Matos (40-17), que ficou com o troféu de vice-campeão nos critérios de desempate. Em terceiro terminou Felipe Mattar, com 55 (38-17). E finalmente, entre os de index de 20,1 em diante, venceu Cristiano Garcia, com 54 (38-16) pontos, seguido por Gilberto Chede, com 51 (36-15). Gabriel Trindade ficou em terceiro, com 50 (35-15) pontos, ao superar Alfredo de Larrea (37-13) nos critérios de desempate.
Por enquanto ninguém levou os prêmios para hole-in-one oferecidos no torneio: um Chevrolet Equinox EV no buraco 7 da sexta-feira; um Chevrolet Equinox EV no buraco 14 do sábado; e, neste domingo, quando a rodada é exclusiva feminina, um Chevrolet Spark EUV, no buraco 7. Nos três dias houve ainda um carrinho de golfe Gomoov, oferecido para hole-in-one no buraco 11. O evento teve ainda degustação de vinhos. O campeão e vice scratch ganharam duas diárias cada no Castelo Saint Andrews, em Gramado, e foi sorteada uma estadia de duas noites no Estrela D’Água, em Trancoso, ganha por Jair Carmona.
Premiação
José Taborda comandou a entrega de prêmios que teve a mesa formada por Álvaro Almeida, presidente do clube; Renato Klarnet, CEO da G5 Partners; Felipe Almeida, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe; Flavio Maschietto, vice-presidente da Federação Paulista de Golfe, além de Waldemar Lerro Neto, Clybas Ferraz, Maurício Blanco e Gustavo Belluzzo, entre outros dirigentes (foto abaixo).
O Aberto G5 Partners da Quinta da Baroneza teve patrocínio Master da G5 Partners, copatrocínio da Lux Incorporadora, Sittrade e Real Green, e apoio do Castelo Saint Andrews, Gomoov, How e GM.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe