34º Troféu Eisenhower: golfe brasileiro em ação no Mundial Amador

Notícias

Foto: Copyright USGA/Steven Gibbons

O Brasil inicia nesta quarta-feira, 8 de outubro, sua participação no 34º Troféu Eisenhower, torneio masculino do Campeonato Mundial de Equipes Amadoras (WATC 2025), que será disputado até o dia 11 de outubro no Tanah Merah Country Club, em Singapura, no Sudeste Asiático.

A equipe nacional é formada por Andrey Xavier, Herik Machado e Eduardo Matarazzo, três dos principais nomes do golfe brasileiro. Andrey e Herik garantiram vaga por meio do World Amateur Golf Ranking (WAGR), enquanto Eduardo foi convocado por critérios técnicos. A delegação da Confederação Brasileira de Golfe conta com o acompanhamento do coach nacional Nelson Ribeiro e tem como capitão o presidente Eudes de Orleans e Bragança.

O campeonato, organizado pela Federação Internacional de Golfe, reúne 36 equipes e será realizado pela primeira vez em Singapura, em um percurso de 72 buracos por tacadas. Os Estados Unidos, atuais campeões, chegam como favoritos ao bicampeonato consecutivo e 17º título da história, enquanto países como Inglaterra, Coreia do Sul e Espanha também entram como destaques da edição.

No horário local de Singapura, onze horas à frente de Brasília, o primeiro brasileiro a entrar em campo será Herik Machado, número 46 do mundo, às 7h48, no grupo formado também pelo espanhol Alejandro Piera e pelo inglês Eliot Baker. Logo depois, Eduardo Matarazzo, 148º do ranking mundial, inicia sua volta às 7h59, ao lado do espanhol Sergio Romero e do inglês Charlie Foster. Por fim, Andrey Xavier, atual 31º do mundo, começa sua participação às 8h10, integrando o grupo com o espanhol Álvaro Roman e o inglês Tyler Weaver, número 12 do ranking mundial.

Entre os destaques do torneio estão nove atletas posicionados entre os 25 melhores do mundo, incluindo os norte-americanos Ethan Fang (3º) e Preston Stout (4º), e o sul-africano Christian Maas (6º).

A participação brasileira conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil, por meio da Lei das Loterias, além de recursos próprios da CBGolfe.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe