Aberto do Arujá: Herik Machado e Carla Ziliotto vencem torneio reduzido para 36 buracos

Herik Machado, do Damha, e Carla Ziliotto, que jogou em casa, foram os campeões do 49º Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Arujá Golf Clube, encerrado neste domingo, 21 de setembro, em Arujá (SP). O torneio válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional teve a rodada final da categoria scratch cancelada depois que um temporal com raios interrompeu o jogo nos buracos finais e não houve como retomar o jogo antes de escurecer.

Veja as fotos da premiação
Aguarde, neste mesmo link, álbum de fotos completo

Para Herik, esta foi sua quinta vitória do ano em torneios do Ranking Mundial, e sua primeira neste torneio. Já Carla, que é a maior ganhadora do Aberto do Arujá, venceu seu primeiro torneio desde que voltou ao golfe há poucos meses, após seis anos afastada das competições. Sua última vitória no torneio havia sido em 2019. Mesmo reduzido para 36 buracos, o torneio continua válido para o WAGR. Carla poderá entrar para o ranking mundial com este resultado, dependendo dos pontos que receber. O mínimo é de 6,5 pontos, o que só se vai conhecer na quarta-feira.

Masculino

Líder desde o primeiro dia, Herik começou a rodada de domingo três tacadas à frente de Igor Cruz, do Damha, e com quatro de vantagem sobre Fernando Silva, da Associação Esportiva São José, respectivamente os números 2, 5 e 6 do Brasil. Mas Fernando Silva reagiu com a melhor volta da semana até então e empatou na liderança com um birdie no buraco 14, quando ficou no par do campo, e abriu duas de vantagem depois que Herik fez par no 15 e bogey 16. Até então, Herik jogava cinco acima, com cinco bogeys, e Fernando uma abaixo, depois de um birdie no 15 que o colocou na liderança isolada e um par salvo no 16 o deixou ganhando por duas, restando dois buracos a jogar.

Isso poderia ter mudado no buraco 17, de par 5, onde Fernando só chegou à beira do green com a quinta tacada, depois de bater o drive para a área de penalidade à esquerda, dropar, acertar um galho de árvore com a terceira tacada, ficar curto com a quarta e ver sua quinta tacada deixar a bola no colar do green, de onde estava ameaçado de fazer um duplo bogey. Herik, ao contrário, bateu um bom drive e deixou a segunda a pouco mais de um metro da bandeira, para eagle, no que ele disse ter sido sua única boa tacada do dia e a melhor da semana.

Rodada Cancelada

Mas os raios que já estavam a menos de 10 km do campo obrigaram a suspender a rodada neste momento, e ela nunca foi retomada. A chegada da frente fria que já se antevia desde a manhã do domingo, com um dia quente e abafado, com rajadas de ventos de até 40 km/h, que diminuíram à tarde, acabou se transformando numa bem-vinda chuva no começo da noite, após meses de estiagem, mas que infelizmente, por questão de minutos, impediu o que poderia ser uma final épica do torneio.

Com isso, valeram os resultados do dia anterior, com Herik sendo campeão com 148 (74-74) tacadas, quatro acima do par, seguido por Igor, com 151 (74-77). Igor fez apenas um birdie em 16 buracos no domingo e teria a chance de fazer um segundo no 17, onde estava com a segunda tacada na banca de esquerda do green, quando o jogo foi suspenso. Fernando terminou em terceiro, com 152 (77-75), depois que o mau tempo levou suas chances de fazer a melhor volta da semana entre os scratches e de ser ao menos vice-campeão.

Outros Destaques

Matheus Oliveira, décimo do Ranking Nacional, outro da equipe de alto rendimento do Damha, terminou em quarto lugar, com 159 (78-81). A seguir ficaram Shengli Xiang, do Guarapiranga, com 160 (78-82); Nelson Tavares Junior, do Paradise, com 164 (82-82); e dois jogadores empatados em sétimo com 165: Rogério Cardoso, do Damha (83-82), e Ricardo César (80-85), o melhor jogador do Arujá.  Com isso o Damha teve quatro jogadores entre os Top 7.

Young Han, do Arujá, foi o campeão sênior scratch, com 168 (85-83).Na classificação por handicaps index até 8,5, o campeão foi Shengli Xiang, do Guarapiranga, com 142 (69-73) tacadas. Fernando Silva foi o vice-campeão, com 144 (73-71), seguido por Nelson Tavares Junior, do Paradise, com 146 (73-73).

Mais premiados

Nas categorias de handicaps mais altos, que jogaram 36 buracos valendo para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), foram premiados o campeão gross e os três melhores nets. Na 8,6 a 14,  João Carlos Ziliotto, pai de Carla, do Arujá venceu com 162 (80-82) tacadas. O pódio net teve Adauto Kiyota, do São Paulo, campeão com 137 (66-71), seguido por Mario Sawada, do Arujá, que foi vice-campeão com 146 (74-72), no desempate com Renato Mello, do Riacho Grande, que levou o troféu de terceiro colocado, com 146 (72-74).

E na 14,1 a 19,4, Ricardo Kobayashi, do Arujá, foi o campeão gross com 169 (84-85). No net, em decisão apertada, venceu Otávio Mizikami, do Clube de Golfe de Campinas, com 141 (72-69), seguido por dois jogadores do Arujá, com 142: Wilson Igawa (69-73), o vice-campeão, e Mauro Hilario Masarin (66-76), que ficou com o troféu de terceiro colocado.

Feminino

Assim como no masculino, a interrupção do jogo por causa dos raios pode ter impedido uma reviravolta do placar. O grupos das líderes estava na raia do buraco final, o 9 (elas começaram pelo 10), quando tiveram que interromper o jogo. Neste momento, Ana Fabia Matsuzaki, de Londrina, que buscava duas primeira vitória em torneios do ranking mundial e nacional, havia virado o jogo, abrindo duas tacadas de vantagem sobre Carla Ziliotto.

Com a volta sendo anulada, Carla venceu com 158 (76-82), 14 acima, o suficiente para satisfazer a média de 8 acima por dia para um torneio feminino valer para o WAGR. Ana Fabia teve que se contentar com o segundo lugar, com 161 (79-82), seguida por Giovana Frezza, do Coruja, com 169 (90-79). Solange de Souza Guarapiranga, do Guarapiranga, que defendia terminou em quarto, com 175 (91-84), empatada até nos parciais com Juliana Passos, do Riacho Grande (91-84).

Handicaps

Na classificação por handicaps index até 16, Giovana Frezza foi a campeã com 141 (76-65), com Mariani Mariano, do Terras de São José, em segundo, com 144 (70-74), e Juliana Passos, do Riacho Grande, levando o troféu de terceiro lugar, com 145 (76-69).

E na 16,1 a 25,7, a campeã gross foi Hye Kyoung Jeon, do Clube de Golfe de Campinas, com 181 (90-91). O pódio net teve Eon Jin Lee, do Clube de Golfe de Campinas, campeã com 141 (73-68); Ivaneide Silva, do Riacho Grande, vice com 142 (72-70); e Junko Omura, do Arujá terceira colocada, com 143 976-67).Premiação

Premiação

Henrique Kadono, diretor de  Marketing do Arujá, apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa composta por Mario Numada, presidente do clube; pela primeira-dama Clau Camargo, que representou o prefeito de Arujá, que mais uma vez doou os belos troféus do torneio; por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe; além de Kiyoshi Amemiya e  Claudio Suzuki, presidente e vice do Conselho do Arujá. pelo vice-presidente, diretor de campo e capitão Marcos Okumura, e por Stella Miyagi, a capitã;

Os campeões scratch ganharam tevês UHD AI ThinQ, de 55 polegadas, ofertadas pela LG, que ainda ofereceu outras para sorteio, juntamente com dezenas de outros brindes ofertados pelos mais de 40 patrocinadores do torneio.

Patrocínio

O 49º Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Arujá Golf Clube teve patrocínios de SKN, Daikin, Sompo, AJ Solar, Vista, Cragea, Canadá, Otugui, Alta Vista, Granoscar, Bonare, Lig Veic, Cyrela, HM, Era, Niterra, Classe Capytal, Hoss, Midori, PKO, Paris Elyses, LG, ADT,  Blind, WDC, Yassumoto, Irest, Hospital Nipo, Enagic, Moura, Costruclima, PJ Neblina, Bbay,  Sakuratec, Cogumelo, Uyara, Komatsu, Diggrow, Lab Systen, Hagana, Akio, Nachi, Kombucha, Axalta, Agaxtur e Globus. A organização foi do Arujá Golf Clube e da Federação Paulista de Golfe, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

Resultados

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe