Aberto do Damha: Beatriz Menga e Igor Cruz ganham importantes posições no Ranking Mundial
Fui uma vitória sofrida, não pelo placar, amplamente favorável a ela, mas por ter sido conquistada no limite de tacadas para que a competição feminina valesse para o Raking Mundial Amador de Golfe (WAGR), seu principal objetivo no Aberto do Damha, encerrado domingo, em São Carlos. Com isso, a juvenil Beatriz Menga, do São Fernando, de 16 anos, conquistou seu primeiro título em um evento válido para o ranking mundial, desde que entrou para a lista, em março de 2023, com o vice-campeonato do Campeonato Bandeirantes.
A recompensa valeu o sofrimento. Com os pontos do Aberto do Damha, Bia Menga ganhou 72 posições para chegar à 1.215ª colocação do WAGR, como a oitava melhor brasileira. Bia tem agora 30 colocações entre as 10 primeiras colocadas nas 34 competições do WAGR que disputou nos últimos 24 meses, incluindo 5 vice-campeonatos e 17 colocações entre as 5 primeiras. Além disso, Bia ganhou uma posição no Ranking Nacional, onde é agora sétima colocada, superando a também juvenil Alexa Alonso, de 14 anos.
Masculino
Herik Machado, do Damha, que já tem uma média elevada no WAGR, não mudou de posição com sua vitória em casa, permanecendo como número 46 do mundo. Mas Igor Cruz, que perdeu o título por uma tacada depois que Herik fez birdie no 18, ganhou 40 colocações com o vice-campeonato, para chegar a número 549 do mundo, como o oitavo melhor brasileiro.
Depois de cinco anos afastado das competições, Igor voltou ao ranking mundial com um vice-campeonato no Aberto de Curitiba, em março de 2024, e desde então não parou de ganhar posições. Em 27 torneios do WAGR jogados desde então Igor tem quatro vice-campeonatos, 15 Top 5 e 22 colocações entre os 10 primeiros. E apenas em 2025, venceu seis torneios do Ranking Paulista. Igor é o quinto colocado do Ranking Nacional e acaba de ser convocado, ao lado de Herik, para representar o Brasil em um torneio do ranking mundial na Argentina.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe