Aberto do Damha: Birdie no buraco final decide duelo entre dois dos Top 5 do Brasil
A decisão dos títulos do 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025, neste domingo, 14 de setembro, em São Carlos (SP), foi repleta de emoções. No masculino, o pelotão exclusivo de jogadores da casa, com três dos Top 6 do Brasil, somou 16 birdies num dia em que todas as 18 bandeiras estavam em sua posição mais difícil da semana, e só teve o campeão definido no buraco final.
Veja as fotos da premiação
Aguarde o album completo neste mesmo link
Entre as mulheres, com duas jogadoras de 16 anos e uma de 15 jogando juntas no grupo das líderes, o dia com muito vento e greens firmes, tornou o campo longo e difícil demais para elas, mas o maior desafio, que era fazer o torneio feminino também ser válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) foi conseguido com um par no buraco final.
Masculino
O dia começou com Herik Machado, número 2 do Brasil, e Igor Cruz, quinto do ranking, empatados em primeiro, com cinco abaixo, seguidos do Marcos Negrini, sexto melhor golfista do país, em terceiro, com duas abaixo do par. Negrini diminuiu a diferença com um birdie no 2, mas saiu da disputa pelo título ao fazer devolver duas tacadas no buraco 5 e três no seguinte, um par 3 com um green-ilha, onde jogou duas bolas na água. Mesmo fazendo quatro birdies no começo no restante da rodada, Negrini terminou em terceiro, com 218 (73-69-76) tacadas.
O que se viu então foi um duelo emocionante entre Igor e Herik. Igor abriu duas tacadas de vantagem logo no primeiro buraco, com birdie, contra bogey. Mas o jogo virou novamente nos quatro buracos seguintes, com dois birdies de Herik e dois bogeys de Igor. Perdendo por duas, Igor reagiu ao jogar quatro abaixo do 10 ao 17, com cinco birdies, dois deles seguidos, no 16 e no 17, para empatar novamente o jogo.
Vitória
No tee do 18, empatados com oito abaixo, ambos arriscaram tudo, batendo drives que pararam na direita do green, cada um com uma árvore na frente. Igor jogou bem, mas ficou mais distante da bandeira e viu sua tacada para birdie parar ao lado do buraco. Herik aproveitou a chance e embocou seu quinto birdie do dia, para vencer com 207 (74-65-68) tacadas, contra 208 (66-73-69) de Igor.
Esse foi o segundo título consecutivo de Herik no Aberto do Damha e sua quinta vitória em torneios do Ranking Mundial, em 2025, onde tem ainda cinco vice-campeonatos. Igor não levou o título, mas em compensação foi convocado para, ao lado de Herik, representar o Brasil na Argentina, no final do mês, no que será a sua primeira viagem internacional.
Feminino
Na competição das mulheres, dominada pelas juvenis, Beatriz Menga, a número 8 do Ranking Nacional, venceu de ponta a ponta, mas seu maior desafio era fazer o torneio valer para o ranking mundial, o que exige uma média máxima de oito acima por rodada da campeã. Apesar de dois triplos bogeys na primeira metade do campo, com bolas na água nos buracos 6 e 9, Bia Menga reagiu para vencer com 240 (81-74-85), exatamente o resultado exigido pelo WAGR.
Sofia, sua irmã gêmea, número 4 do Brasil, terminou em segundo com 246 (81-80-85) tacadas, garantindo a dobradinha das jogadoras do São Fernando, que mantém a mais forte equipe juvenil do Brasil. Gabriela Yoshikawa, de Bastos, de 15 anos, fez a melhor volta do domingo para terminar em terceiro, com 249 (89 -79-81), seguida por Giovana Frezza, do Corujinha, com 253 (87-84-82), e por Mariani Mariano, do Terras de São José, com 267 (90-90 -87).
Handicaps
Na classificação por handicaps index até 8,5, Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente, venceu com 217 (78-65-77) tacadas e ainda ganhou uma excelente notícia: a partir de 2026 ele passará a integrar a equipe de alto rendimento do Damha, ao lado de Herik, Igor, Negrini e Matheus Oliveira, com apoio da Inove Transformadores, que patrocina a equipe do clube. Denis Kakimoto, de Bastos, foi o vice-campeão com 220 (76-74-72), seguido por Negrini, com 224 (75-71-78).
No feminino, na classificação por handicaps Index até 16, Giovana Frezza foi a campeã, com 229 (79-76-74) tacadas, seguida por Gabriela Yoshikawa, com 237 (85-75-77), e por Huieun Kim, do Clube de Golfe de Campinas, que comemorou o aniversário no domingo ganhando o troféu de terceiro lugar, com 239 (83-74-82).
As demais categorias jogaram 36 buracos e foram premiadas no sábado. Leia aqui
Patrocínio
O 17º Aberto do Damha Golf Club – 2025 teve patrocínios de Ortovel | Ford; Unimed São Carlos; Cervejas Império Lager e Ultra; Spa – Saúde pela Água; MC Golf; Locall Service; Campari; Inove Transformadores; TeddeWork – Serviços de Segurança; ACISC – Associação Comercial e Industrial de São Carlos; e Dopamina Energy Drink.
As empresas parceiras foram Eurofel; Mercearia 3M; Bethânia Acessórios e Brinquedos; Charutos La Cubanita; Luccale Gastronomia; Instituto Heleninha; Instituto Garbulha; Villas Damha Impper; Café Caramelo; Casa do Golfe; PGM | Golf Brasil; Juízo Cachaça Artesanal; A&D – Manutenção de Scooters Elétricos; Bambu; Faber-Castell; Payout; e Licor Don Leche.
O evento teve ainda apoios de Damha Urbanizadora; Encalso; e Anwar Damha Golf Academy; e das mídias parcerias EPTV e EP FM São Carlos 103,9. A organização foi da Federação Paulista de Golfe e do Damha Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe