Aberto de São Paulo 2025 consagra Odair Lima, Andrey Xavier e Maria Eduarda Rocha

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

O 76º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo chegou ao fim no domingo, 7 de setembro, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto, com finais marcadas por emoção e dois playoffs decisivos. O principal evento anual da Federação Paulista de Golfe consagrou Maria Eduarda Rocha, Andrey Xavier e Odair Lima como grandes destaques da edição 2025.

Na disputa feminina, Maria Eduarda Rocha e Lauren Grinberg empataram com 224 tacadas após três voltas equilibradas. Duda jogou 78, 71 e 75, enquanto Lauren somou 76, 76 e 72. O título foi decidido no primeiro buraco extra, quando Duda garantiu a vitória com um birdie no buraco 1.

No masculino amador, o título foi decidido entre os dois principais nomes do golfe brasileiro. Andrey Xavier, que havia recebido penalidade de duas tacadas após assinar 65 no sábado, terminou com 211 (74, 67 e 70) tacadas, mesmo total de Herik Machado, do Damha, que jogou 72, 69 e 70. A regra da entrega de um cartão com resultado menor tem uma exceção que não leva à desclassificação e, segundo a comissão, esse foi o ocorrido em Ribeirão Preto. A disputa seguiu por quatro buracos extras: após pares nos dois primeiros e birdies no terceiro, a decisão veio no quarto, o buraco 8, onde Andrey confirmou o bicampeonato com um birdie.

Na categoria profissional, com bolsa de 100 mil reais, destaque para a regularidade de Odair Lima, número 2 do ranking nacional. Ele foi o único dos 21 profissionais a não jogar acima do par em nenhuma rodada. Odair virou o jogo no sábado e consolidou o título no domingo com 213 tacadas, três abaixo do par, com voltas de 72, 70 e 71. O vice-campeonato ficou com Gustavo Teodoro, head pro do Ipê Golf Club, que somou 218 (72/75/71) tacadas, seguido por Daniel Ishii, em 3° lugar, com 221 tacadas e jornadas de 76, 71 e 74.

O torneio distribuiu pontos para o ranking mundial (WAGR), além dos rankings nacional e paulista de amadores e do ranking nacional de profissionais.

_____________________________
Fotografia: Thais Pastor/F2 Assessoria.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe