Aberto do RJ: Herik Machado vence com oito abaixo e mantém liderança do apertada ranking nacional
Herik Machado, do Damha, conquistou de ponta a ponta e por sete tacadas de vantagem o bicampeonato do Aberto do Estado do Rio de Janeiro, que teve sua 53ª edição disputada de sexta-feira a domingo, 22 a 24 de agosto, no Campo Olímpico de Golfe. Graças ao placar dilatado, Herik, que jogou como número 1 do Brasil, manteve a liderança do Ranking Nacional com 1,5 ponto de vantagem sobre Andrey Xavier, de Brasília, o vice-campeão (veja abaixo). No feminino, Lauren Grinberg, do Lago Azul, foi campeã por 27 tacadas de vantagem ampliando ainda mais sua liderança no ranking brasileiro.
Herik começou a defesa do título que conquistou no Itanhangá, em 2024, jogando cinco abaixo em cada uma das duas primeiras rodadas, e mesmo devolvendo duas tacadas no domingo foi campeão com 205 (66-66-73) tacadas, oito abaixo do par. Andrey, único além de Herik a jogar abaixo do par nos dois primeiros dias, terminou em segundo, com 212 (70-69-73), uma abaixo. Nos três dias do torneio, o vento foi um fator importante no campo estilo links, ao lado do mar da Barra da Tijuca, sobretudo no domingo.
Ranking Nacional – Graças às sete tacadas que jogou abaixo do par, Herik, que estava ameaçado de cair para o segundo lugar, manteve a liderança do ranking nacional esta semana. Ele ganhou 35 pontos pelo título e mais 17 de bônus por ter jogado 17 abaixo do score base (222), ou seja, 52 pontos. Mas como descartou 32 pontos, referente a seu resultado mais baixo entre os sete válidos, somou apenas 20, para chegar a 289 pontos.
Mesmo terminando em segundo, Andrey diminuiu de 19,5 para apenas 1,5 ponto a sua desvantagem para Herik. Ele ganhou 28 pontos pelo vice-campeonato e mais 10 de bônus, um total de 38 pontos, o que o levou para 287,5 pontos. Como Herik tinha apenas cinco resultados válidos e nenhum descarte a fazer, somou todos os pontos. Andrey ainda tem mais um sétimo resultado a agregar, sem descarte, o que poderá o colocar novamente como número 1 do Brasil no próximo torneio de ambos, o Aberto do Estado de São Paulo.
Destaques – O Aberto do RJ, que também contou pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) teve Matheus Balestrin, do Porto Alegre, em terceiro, com 217 (70-72-75), quatro acima, seguido de perto por Igor Cruz, do Damha, vice-líder de sexta-feira e autor da melhor volta do domingo, com 218 (69-77-72) cinco acima. O argentino Gonzalo Merlini terminou em um distante quinto lugar, com 230 (75-77-78). Andrey é o melhor brasileiro no WAGR, seguido por Herik, posições que não devem se alterar.
Destaque ainda para Marcelo Stallone, presidente do Gávea, que somou 233 (76-76-81) e empatou em sexto com Bruno Sá (79-77-77), do Campo Olímpico, e Deivid Barbosa de Oliveira (76-80-77), diretamente filiado à FGERJ. Eudes de Orleans e Bragança, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, do Gávea, que fez a quarta melhor volta do sábado, terminou em 15º, com 245 (88-76-81).
Feminino – A boa surpresa do primeiro dia da competição feminina foi a liderança da juvenil Sofia Menga, do São Fernando, uma tacada à frente de Lauren Grinberg, a número 1 do Brasil e favorita ao título. Lauren, porém, virou o jogo no segundo dia, quando fez a única volta abaixo do par da competição feminina, antes de vencer com 220 (77-70-73) tacadas, sete acima do par.
Mesmo fazendo sua pior volta da semana no domingo, Sofia ainda foi vice-campeã com 245 (76-79-90) tacadas. O terceiro lugar ficou para mais uma paulista: a juvenil Alexa Alonso, do São Fernando, com 249 (80-85-84). As cariocas Isabella Apolinario (90-93-88) e Francisca Bragança (83-90-98) dividiram o quarto lugar com 271 tacadas.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe