FPGolfe convoca Beatriz Menga e Luca Almeida para o Juvenil do Chile, de 22 a 24 de agosto
Beatriz Menga, do São Fernando, e Luca Almeida, do São Paulo, representarão o Brasil no Campeonato Juvenil do Chile e Duplas Mistas Internacional – Copa International Junior Golf Academy (IJGA), que será disputado de 22 a 24 de agosto, no Hacienda Chicureo Club de Golf, em Colina, na Região Metropolitana de Santiago. Ambos foram convocados pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), que mantém uma parceria de longa data com a Federação Chilena de Golfe que tem sido de grande importância para desenvolver o golfe juvenil brasileiro.
Bia Menga e Luca Almeida são os líderes dos rankings juvenis paulistas de 2025. Bia vai em busca de seu segundo título consecutivo do torneio válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), depois de ter sido campeã pré-juvenil da competição, em 2024. Ela repetiu o feito de Lauren Grinberg, que foi campeã pré-juvenil em 2014, ano em que houve um terremoto na véspera da rodada final. O outro título feminino do Brasil no Juvenil do Chile foi em 2015, com vitória de Luiza Altmann, do Sapezal, hoje profissional.
Mais títulos – O Brasil tem ainda três títulos masculinos do Juvenil do Chile, o primeiro conquistado por Leonardo Marengo na categoria pré-juvenil, em 2003. Entre os juvenis, Lucas Park, do Paradise, foi campeão em 2018, feito repetido por Gui Grinberg, do Lago Azul, ao vencer de virada, em 2019. Em 2024, o Brasil foi representado no masculino por Guilherme Yoshikawa, do Bastos, 11º colocado na categoria juvenil.
Entre os ex-campeões do torneio está o chileno Joaquín Niemann, que se profissionalizou em 2018, como número 1 do WAGR, que venceu duas vezes no PGA Tour antes de se transferir para o LIV Golf, onde conquistou sete títulos nos últimos dois anos, cinco deles em 2025. A equipe será acompanhada por Mauro Batista, Diretor Executivo da FPGolfe.
História – A Federação Paulista de Golfe mantém um convênio de mais de duas décadas com a Federação Chilena de Golfe, com o objetivo de desenvolver o golfe juvenil em ambos os países. A entidade oferece aos convocados as passagens aéreas, uniformes, seguro de vida, alimentação durante a viagem e alimentação no clube. A estadia, traslados entre aeroporto e clube e alimentação fora do golfe são oferecidos pela Golf Juniors de Chile, com os jogadores ficando hospedados em casas de famílias de golfistas.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe