Candy Hannemann AJGA e Juvenil de Inverno de SP reúnem elite do golfe juvenil da América do Sul
O golfe juvenil realiza um dos maiores e mais importantes torneios do continente para golfistas de 12 a 19 anos de sexta-feira a domingo, 20 a 22 de junho, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), com a disputa de duas competições simultâneas: o Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship, evento internacional da American Junior Golf Association (AJGA), e o Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo – Taça Jaime Gonzalez, ambos valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional Juvenil.
A principal importância do evento é que ele integra a International Pathway Series (IPS) da AJGA, competições homologadas pelo circuito juvenil americano, considerado o mais importante do mundo, com status de evento de “Nível 2”, o único da AJGA dessa envergadura na América Latina, em 2025. Com isso, o campeão e a campeã do torneio ganharão isenção para jogar nos eventos Invitationals e Flagship da AJGA: Rolex Girls Junior Championship, Ralph Lauren Junior Classic, Wyndham Cup, Junior Players, Ninja Invitational, PING Invitational e Rolex Tournament of Champions.
Pontuação – Quem não vencer também dará um importante passo para garantir vaga nesses eventos de alto rendimento do golfe juvenil dos EUA, ganhando “estrelas” para o Performance Based Entry (PBE), sistema de pontuação que determina a prioridade de inscrição nesses torneios. No masculino, são 12 estrelas para os Top 5; oito para os Top 10 e quatro para os Top 15. No feminino, são 12 estrelas para as Top 3; 8 para as Top 5; e 4 para as Top 10. E todos que terminarem entre os 50% melhores de suas chaves ganham uma estrela.
Participar dos principais torneios da AJGA é fundamental para quem pretende seguir carreira internacional no golfe, não só pela experiência de jogar ao lado dos melhores do mundo, mas pela visibilidade. Afinal, todos esses grandes torneios AJGA são observados por técnicos universitários americanos, oferecendo exposição que pode resultar em bolsas ou convites para integrar equipes das principais faculdades de golfe nos EUA e competir na NCAA, de onde saem quase todos os melhores profissionais – homens e mulheres – do mundo.
Estrangeiros – Não é por acaso que dos 69 golfistas juvenis (16 a 18 anos) e pré-juvenis (14 e 15 anos) inscritos para o Candy Hannemann AJGA Championship/Juvenil de Inverno, 26 são estrangeiros, representando seis países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela, além de um dos EUA. Estarão em campo, ainda, 23 golfistas das categorias D (12 e 13 anos), E (10 e 11 anos) e F (até 9 anos), que competem exclusivamente para o Juvenil de Inverno. No total, são 92 inscritos.
Dos 69 golfistas que competem pelo título principal, 45 são homens (28 brasileiros e 17 estrangeiros) e 24 mulheres (15 brasileiras e 9 estrangeiras), todos também disputando pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR). Entre os homens, há 11 jogadores que já integram o WAGR, sendo quatro brasileiros. No feminino, há 13 jogadoras já com pontos no ranking mundial, sendo sete brasileiras.
Destaques – O boliviano Vicente Quiroga, vice-campeão sul-americano juvenil de 2025, que vem ainda de um Top 20 no LAAC (Latin American Amateur Championship) será o mais bem ranqueado no WAGR em campo, na 187ª colocação. O outro único Top 1000 será Victor Hammond, do Paraná (926º), seguido pelo peruano Tiago Ledgard (1022º), pelo equatoriano David Albuja (1078º) e pelo brasileiro Guilherme Yoshikawa (1083º).
Destaque ainda para os paulistas Arthur Fernandez, que ainda não tem pontos no ranking mundial, e Luca Almeida, esse de apenas 13 anos, atuais campeão e vice-campeão brasileiros pré-juvenis, que terminaram ainda em terceiro e quarto lugar, respectivamente, na classificação geral do torneio. O Chile tem a maior delegação masculina visitante, com oito jogadores (6 homens e 2 mulheres), seguida pela do Paraguai, com seis (4 e 2); Argentina, com quatro (2 e 2); Peru, com três (1 e 2); e Bolívia, com dois (1 e 1).
Feminino – Já entre as meninas, a mais bem colocada no WAGR é a brasileira Maria Eduarda Rocha, na 320ª colocação. As outras quatro entre as Top 500 do ranking mundial são a paraguaia Victoria Livieres (419ª), a gaúcha Maria Eugênia Perez (430ª), a boliviana Mara Dajer (446ª) e a peruana Alexa Vegas (466ª). Entre as estrangeiras, destaque ainda para o paraguaia Sol Mendoza (744ª), vice-campeã do Juvenil de Inverno de SP, e quinta do Brasileiro Juvenil, em 2023.
Pelo Brasil, outros destaques são as três primeiras colocadas do Brasileiro Juvenil de 2025: a campeã, Maria Antônia Gavião; a vice, Maria Eduarda Roggero; e Maria Eugênia Perez que dividiu o terceiro lugar com Duda Rocha, além de Maitri Peychaux, bicampeã pré-juvenil de 2024, e Beatriz Menga, Top 5 do Brasileiro Juvenil de 2025.
Homenagem – Os eventos desta semana homenageiam dois dos golfistas brasileiros que mais se destacaram no cenário internacional. A carioca Candy Hannemann, que integra o Conselho Diretor AJGA, foi campeã brasileira amadora em 1996 e 2000. Ela foi ainda três vezes campeã da Divisão I da NCAA, sendo duas pela equipe da Duke University (1988 e 2002) e uma no individual (2001), quando derrotou no playoff a mexicana Lorena Ochoa, que viria a ser a profissional número 1 do mundo. Como profissional, Candy competiu no LPGA Tour.
Jaime Gonzalez, por sua vez, que empresta o nome à taça do Juvenil de Inverno, foi quatro vezes campeão brasileiro amador (1969, 1971, 1972 e 1976) e foi terceiro colocado por equipes e campeão individual Troféu Eisenhower (Campeonato Mundial Amador de Golfe por Equipes) em 1974. Jaime foi o primeiro brasileiro a jogar no PGA Tour, por três temporadas completas, tendo como destaque um 5º lugar no Greater Hartford Open de 1980. Ele jogou mais sete anos no Tour Europeu, onde venceu o Players Championship de 1984, e passou quatro cortes no The Open, tendo como destaque o 20º lugar em 1985.
Patrocínio – O Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship tem patrocínio de Latam | Delta e Basílio Advogados, além do apoio de Liquidz, Whoop e Oracle. A competição e o Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo – Taça Jaime Gonzalez têm ainda apoio institucional do WAGR, do São Fernando Golf Club, do Comitê Olímpico do Brasil e da Federação Paulista de Golfe, que tem como patrocinadores oficiais a Forvis/Mazars, Copa Airlines e Vigorito, além de apoios de Avante, e do programa semanal The Golf Brasil, da CNN.
Fonte: golfe.esp.br