Oito amadores brasileiros vão participar do LAAC 2024, no Panamá

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

Os melhores golfistas amadores de 29 países e territórios participarão da nona edição do Latin America Amateur Championship (LAAC), que acontecerá de 18 a 21 de janeiro de 2024, no Santa María Golf Club, Cidade do Panamá, Panamá, que premiará os vencedores com convites para jogar em três Majors no próximo ano.

Disputarão o torneio representando o Brasil os atletas amadores Andrey Xavier, Guilherme Ziccardi, Gustavo Giacometti, Homero de Toledo, Marcos Negrini, Matheus Balestrin,  Paco Casini e  Thomas Choi. A fisioterapeuta da CBGolfe, Rossana Quessa acompanhará a equipe brasileira.

O convite aos golfistas para a oitava edição do LAAC é feito em nome do Masters Tournament, The R&A  e da United States Golf Association (USGA), pelo Comitê Executivo do Campeonato Amador da América Latina (LAAC), com base da classificação no ranking mundial amador (WAGR).

Fundado pelo Torneio Masters, pelo R&A e pela United States Golf Association (USGA) em 2014, o Campeonato Amador da América Latina foi estabelecido para desenvolver ainda mais o golfe amador na América do Sul, América Central, México e Caribe.

O evento desloca-se anualmente aos melhores campos de golfe onde competem os mais destacados adeptos desta modalidade na região. Entre os jogadores mais relevantes que participaram da LAAC encontramos Nicolás Echavarría e Sebastián Muñoz da Colômbia, Alejandro Tosti da Argentina, e Mito Pereira e Joaquín Niemann (campeão em 2018) do Chile.

O campeão LAAC receberá um convite para jogar o 2024 Masters Tournament no Augusta National Golf Club, o 152 Open no Royal Troon e o 124º US Open a ser disputado no Pinehurst. Da mesma forma, o jogador ou jogadores que terminarem em segundo lugar entrarão diretamente nas fases finais de qualificação para entrar no The Open e no US Open Championship em 2024.

Participam 108 atletas, entre eles os 200 melhores do Ranking Mundial de Golfe Amador (WAGR), os mexicanos Omar Morales (83°), José Cristóbal Islas (90°), e Santiago de la Fuente (96°), Chris Richards Jr. e Tobago (105º), e o brasileiro Andrey Borges Xavier (171º). 

Em 2023, o argentino Mateo Fernández de Oliveira (o melhor classificado no ranking mundial) teve uma atuação excelente e com um total de 265 tacadas (-23), registrou o recorde do campeonato em quatro rodadas no Grand Reserve Golf Club de Porto Rico. Com a inserção do US Open como isenção para o vencedor anunciada naquela edição, o argentino se tornou o primeiro campeão a disputar os três Majors: Masters, The Open e US Open.

A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.

Mais informações no site do LAAC.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe