Realizado com sucesso o Curso de Formação de Árbitro Nível II da CBGolfe

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

Foram dois dias de muito estudo das regras de golfe no primeiro dia e depois a parte prática em campo ilustrando as principais situações que exigem o conhecimento do árbitro no Curso de Formação e Treinamento de Árbitro Nível II da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), que aconteceu no Centro Esportivo da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), na capital paulista, nos dias 9 e 10 de outubro.

Realizado com sucesso o curso teve a presença de golfistas, profissionais e amadores, e não golfistas, com a participação 32 inscritos vindos do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“O curso nível II é o primeiro passo, um passo importantíssimo no desenvolvimento de um árbitro. Onde se começa a ter o aprendizado para tomar as decisões em campo, como se relacionar com os jogadores e conhecer as regras é fundamental para os árbitros e também para os jogadores”, disse Carlos Gasparian, golfista e árbitro, que ministrou o curso junto com os árbitros Andreia Reischak Leão e Frank Cazabon. “No ano que vem nós devemos ter dois ou três cursos Nível II e ainda este ano teremos a prova Nível I, online, que será exigência para fazer o Nível II em 2024”, completou Gasparian.

A paulista Marina Nonaka, líder do ranking nacional juvenil A, a mais jovem participante do curso com 18 anos, afirmou que sempre gostou de estudar as regras e fazer o curso é um aperfeiçoamento também para seu jogo. “Pois o golfista que conhece as regras e sabe usar no campo, com certeza está em vantagem com relação aos outros jogadores e no seu próprio jogo economizando muitas tacadas”, afirma Marina.

Na programação do curso, o primeiro foi no auditório, com apresentação dos fundamentos: jogar a bola como se encontra, bola deslocada, bunker, green, levantar e colocar a bola em jogo, alívio sem penalidade, áreas de penalidade, bola perdida ou injogável e como administrar uma competição. No segundo dia, aconteceu a demonstração da parte prática no campo, com situações de decisões e arbitragem.

O presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Osmar da Costa Sobrinho agradece aos três árbitros, Carlos Gasparian, Andreia Reischak Leão e Frank Cazabon, aos participantes e todos os colaboradores para o sucesso do curso.

O Curso de Formação e Treinamento de Árbitro Nível II é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), com o apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.

Clique aqui para ver as fotos do primeiro dia do curso.

Clique aqui para ver as fotos do segundo dia do curso.

Fotos: Phillip Fonseca Zelante/CBGolfe

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe