Taça Escudo 2023: Guarapiranga vira jogo em casa para ser campeão pela sétima vez

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Depois de começar a terceira última rodada perdendo por nove tacadas, a equipe do Guarapiranga aproveitou a vantagem de jogar em casa para somar 270 tacadas, 14 abaixo do par, e conquistar de virada o título da 48º Taça Escudo – 2023, nesta terça-feira, 12 de setembro, no bonito e desafiador campo às margens da Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Disputada desde 1973, ano em que foi fundada a Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), a Taça Escudo corresponde a um interclubes feminino por handicap índex do estado. O torneio não foi jogado em 1975, e em 2020 e 2021, por causa da pandemia.

Aguarde álbum de fotos completo!

O Guarapiranga conseguiu virar o jogo graças aos resultados de Ines Un Suck Lee, que jogou 62 tacadas, nove abaixo do par; Lubia Kim (69); Martha He Kyung Hwang (69); e Claudia Lee (70), que fizeram os quatro resultados válidos do dia. Completaram o time Bruna Jee Eun Han Lee (74); e Flavia Sin Sook Kim (77). Cada time pode inscrever de quatro a seis jogadoras por rodada, valendo os quatro melhores nets do dia.

Dayse Chang In In, a capitã do clube que tem o recorde de 92 sócias, que não jogou, e Claudia Lee, a capitã do time da Taça Escudo, comemoraram muito, junto com as outras nove jogadoras do time, o sétimo título do Guarapiranga na competição, e o primeiro desde 2019. O recordista de vitórias, com 10 vitórias, é o PL Golf Clube, que defendia o título, seguido pelo São Fernando, com 9. Agora, Guarapiranga, Clube de Campo e Arujá, estão em terceiro, com sete títulos cada.

Destaques – O São Fernando, capitaneado por Adelina Souza, venceu as duas primeiras rodadas da Taça Escudo 2023, e entrou em campo líder do torneio, com nove tacadas de vantagem sobre o Guarapiranga. As jogadoras do São Fernando conseguiram bons resultados, somaram 285, uma acima, mas foi pouco para fazer frente às donas da casa. O São Fernando pontuou com Rosangela Teixeira (69), Adelina de Souza (70), Hye Ihn Choi (72) e Andrea Arruda (74). Jogaram ainda Bia Yoon Chung (77) e Raquel Song (82).

As vice-campeãs da etapa, com 283 tacadas, uma abaixo, foram as jogadoras do São Paulo, resultado que lhes garantiu o terceiro lugar. Pontuaram para o São Paulo, que levou apenas cinco jogadoras, Graciela Jordan (67), Stella Lin Ying (70), Suzy Lin Fang (72) e Dayane Dezan (74). Também jogou Zhu Sen Mei (87). O São Paulo nunca venceu a Taça Escudo.

Assim como o São Paulo, outras três equipes – Clube de Golfe de Campinas, Terras de São José e Associação Esportiva São José também foram com apenas cinco jogadoras nesta etapa. Menção honrosa para as jogadoras do departamento de golfe do Club Athletico Paulistano, um dos mais tradicionais do país, fundado em 1900, que apesar de não ter campo é filiado à FPGolfe e ativo nos campeonatos. O time colocou apenas quatro jogadoras em campo, sem chances de melhorar seu 11º e último lugar, mas fez questão de participar da festa.

Antes da entrega de prêmios houve ainda a comemoração de dois aniversários, com direito a bolo e Parabéns a Você: os de Stela Biar, capitã do Terras de São José Golfe Clube, e de Helena Miyaguchi, do PL Golf Clube.

Resultados completos

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe