Fred Biondi vai ser o quinto brasileiro a jogar no US Open, um dos quatro majors do golfe mundial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Fred Biondi foi dormir em quarto lugar nas seletivas finais do The Club at Admiral’s Cove, na Flórida, para o US Open, onde 70 jogadores disputavam quatro vagas, mas teve que esperar até a manhã desta terça-feira, quando o jogo suspenso ao anoitecer foi concluído e os dois únicos jogadores que poderiam ameaçar o brasileiro, não conseguiram empatar com ele.

Biondi, que começou a carreira no São Paulo Golf Club, antes de mudar para os EUA, onde hoje defende a equipe de golfe dos Gators, da Universidade da Flórida, somou 139 (70-67) tacadas, três abaixo do par, para ficar com a quarta e última vaga da seletiva e agora vai defender o Brasil de 16 a 19 de junho, no US Open, que vai ser jogado no The Country Club, em Brookline, Massachusetts.

Melhor volta – Biondi havia feito três bogeys e dois birdies na primeira volta, para jogar 72, uma acima, e ficar distante da linha de corte. Mas na segunda rodada ele fez quatro birdies, numa volta sem bogeys, para conseguir o maior feito de sua carreira até agora. Sua volta de 67 tacadas (-4) foi a melhor da segunda rodada, só igualada por Rickie Fowler.

As outras vagas da seletiva ficaram para o americano Ryan Gerard (66-71) e para o escocês Sean Jacklin (66-71), que somaram 137 tacadas e foram medalhistas com cinco abaixo, e para o americano Keith Greene, que ficou em terceiro, com 138 (70-68), quatro abaixo. Quatro jogadores empataram em quinto, com 140 (-2), a uma tacada de forçar um playoff contra o brasileiro para a vaga final, entre eles Rickie Fowler, que terminou com 67 (-4) depois de errar um putt curto no 18.

Feitos – Biondi é hoje o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial amador de golfe (WAGR), e o melhor sul-americano, na 48ª colocação, com resultados excepcionais desde que venceu o Florida Amateur Championship, em junho de 2021. Fred abriu 2022 sendo vice-campeão do LAAC (Latin America Amateur Championship), a uma tacada do campeão e da vaga para jogar no Masters, no The Open e de entrar direto na seletiva final para o US Open. Depois, venceu dois torneios e foi duas vezes vice-campeão pelos Gators.

O brasileiro acaba de ser eleito para o Division I Ping First Team All-America, em votos da Golf Coaches Association of America (GCAA). Biondi foi ainda o número 1 da classificação da Golfstat Cup, e quinto melhor, entre todos, pela Golfweek, e oitavo, pela GolfStat, por sua atuação na temporada. Fred foi ainda Top 20 na classificação individual do National Championships, ajudando os Gators a chegar muito perto dos Top 8 que se classificaram para o Match Play que definiu o campeão da temporada da NCAA.

História – Até hoje apenas quatro brasileiros conseguiram participar do US Open. Os primeiros foram o mestre Mario Gonzalez e Walter Ratto, do Gávea, que jogaram, ainda como amadores, no US Open de 1941, como convidados, a pedido do presidente-golfista Getúlio Vargas, já que um temporal no Caribe atrasou o navio em que viajavam e impediu que eles jogassem a seletiva. Mário somou 158 tacadas nos dois primeiros dias e não passou o corte por duas. Ratto somou 190.

Depois deles, o Brasil só voltou ao US Open 67 anos depois, com o carioca Philippe Gasnier, que, em 2008, tornou-se o primeiro profissional brasileiro a se classificar para o US Open através das seletivas. Gasnier jogou em Torrey Pines, num ano especial, com Tiger Woods, conquistando o seu 14º major num playoff em 18 buracos, na segunda-feira, com uma fratura na perna. Gasnier somou 161 (86-75) tacadas e não passou o corte, que ficou em 149.

Primeiro corte – Coube a Alexandre Rocha, o segundo profissional brasileiro a se classificar para esse major através das seletivas, a honra de se tornar o primeiro representante do país a passar o corte num US Open. O feito de Rocha foi em 2011, no Congressional Country Club, em Bethesda, Maryland, ao lado de Washington. Rocha somou 297 (69-76-76-76) tacadas, 13 acima, para empatar em 68º lugar e ganhar US$ 17.178. Foi mais um ano memorável, com Rory McIlroy vencendo seu primeiro major com 16 tacadas abaixo do par e oito de vantagem sobre o segundo colocado.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe