Campeões do golfe das 24ª Surdolimpíadas no Caxias Golf Club

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O golfe das 24ª Surdolimpíadas foi realizada no Caxias Golf Club, no Rio Grande do Sul,  de 7 a 11 de maio, com a disputa das medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

No masculino, Allen John (GER) ganhou a medalha de Ouro, Russell Bowie (CAN) a medalha de Prata e Isaac Ogolla Makokha (KEN) a de Bronze.

No feminino a  medalha de Ouro ficou com Diksha Dagar (IND), a de Prata com Ashlyn Grace Johnson (USA) e a de Bronze com Margaux Brejo (FRA).

No golfe participaram 10 mulheres e 21 homens, representando 23 países, e o Brasil não teve nenhum golfista participando. O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão.

A cidade gaúcha de Caxias do Sul está recebendo os jogos desde o dia 1 de maio e o encerramento será no domingo, dia 15 de maio. As Surdolimpíadas são um dos três maiores eventos olímpicos do mundo, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Participam mais de 6.000 atletas de 92 países, em 20 modalidades.

Uma experiência nova foi para os árbitros brasileiros que atuaram nas Surdolimpíadas Carlos Gasparian, do Rio de Janeiro, Andreia Leão e Evandro Bizzoto, do Rio Grande do Sul.

“Foi uma experiência muito interessante, não apenas pela dificuldade de comunicação, mas também pela possibilidade de trabalhar com novos árbitros, competentes, que tiveram a oportunidade de atuar em Caxias. O golfe tem uma linguagem própria e não foi problema a questão dos jogadores serem deficientes auditivos e também incapazes de se comunicarem verbalmente. Deveríamos trabalhar mais pela inclusão destes jogadores, e ter mais jogadores com esta ou outras deficiências em nosso programa de desenvolvimento”, disse Carlos Gasparian.

Clique aqui para ver o quadro de medalhas das 24ª Surdolimpíadas.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe