Brasil Kids: Oito golfistas encerram semestre com vitórias no Clube de Campo e São Fernando

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O São Paulo Local Tour de Primavera do Brasil Kids Golf Tour, que integra as competições internacionais do US Kids Golf, terminou neste final de semana, dias 20 e 21 de novembro, com uma rodada dupla no Clube de Campo, no sábado, e no São Fernando, no domingo, com destaque para oito golfistas, cinco homens e três mulheres, que venceram ambas as competições. A soma das duas etapas valeu para os rankings até 18 anos da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), que teve Wesley Franco, de Bastos, e Isadora Fernal, de Poços de Caldas, como campeões.

Veja fotos da premiação 

Além do título do circuito, que reuniu 110 jogadores (75 homens e 35 mulheres) no segundo semestre , todas essas revelações do golfe brasileiro tentavam também garantir vaga no Mundial Kids (até 12 anos) e no Mundial Teens (13 a 18 anos), que serão jogados em meados de 2022, em Pinehurst, na Carolina do Norte, nos EUA. Para garantir o Status 11 e ir ao Mundial, era preciso participar ao menos de quatro das seis etapas e jogar no par ou abaixo em duas delas.

Mundial – O South American Championship, torneio de três dias, encerrado dia 1º de novembro, no Campo Olímpico do Rio de Janeiro, também deu Status 11 direto para os campeões das 14 categorias. Já estão com vaga garantidas no Mundial de 2022 Lorenzo Almeida (7 anos), Pedro Wilhelm (8), Luca Almeida e Lucas Imperatriz (9), e Vicente Caliari (10) entre os meninos, e Martina Gimenez (9), Nicole Uminski (10), Maitri Peychaux (11) e Malu Soares (13 e14), entre as meninas. Além de dois brasileiros campeões mundiais que moram nos EUA: Bento Assis, que venceu o Mundial pela quarta vez em julho, e Bella Simões, que se foi bicampeã mundial até 7 anos,

Os atletas ainda têm mais duas chances para garantir vaga para o Mundial: jogar no par ou abaixo nas duas rodadas do Brasil Invitational, que vai ser jogado dias 16 e 17 de dezembro, no São Paulo Golf Club, ou conseguir os dois resultados no par ou abaixo nos seis torneios do Tour São Paulo de Outono, que serão jogados no primeiro semestre de 2022.

Duplos campeões – Os cinco meninos que venceram as duas etapas finais do Brasil Kids de 2021 foram Pedro Wilhelm, do Rio de Janeiro, na 8 anos; Arthur Fernandes, do Terras de São José, de Itu, na 11 anos; Rafael Quadros, do Paraná, na 11 anos; Eduardo Vasarhelyi, de São Paulo, na 13 e 14 anos; e Wesley Franco, de Bastos, na 15 e 18 anos. As meninas que foram duas vezes campeãs são Alexa Alonso, de São Paulo, na 9 e 10 anos; Beatriz Menga, do Rio de Janeiro, na 11 e 12 anos; e Carolina Barroso, de Brasília, na 15 a 18 anos.

Todos eles somaram 90 pontos para seus rankings apenas no final de semana, uma vez que cada vitória vale 30 pontos e a etapa do São Fernando, o Tour Championship, contou pontos em dobro. Mesmo assim, um deles – Pedro Wilhelm, da 8 anos -, não foi campeão de sua categoria. Ele não jogou nas duas primeiras etapas e mesmo tendo vencido as quatro que disputou, somou 150 pontos, perdendo para Lorenzo Carbonel, de Indaiatuba (SP), que somou 160, graças a duas vitórias e quatro vice-campeonatos.

Abaixo do par – Nesses dois torneios finais, apenas dois golfistas jogaram abaixo do par neste final de semana, onde a garoa atrapalhou a rodada de sábado e o vento foi um fator importante nos dois dias. O destaque foi a paraguaia Luana Hermandarias, da 8 anos, que ganhou a etapa do São Fernando jogando 33 tacadas, três abaixo do par (meninos e meninas de até 10 anos jogam nove buracos por dia; os demais 18). Quem também jogou abaixo do par, mas no Clube de Campo, foi Lucas Imperatriz, do Londrina, da 9 anos, com 35 tacadas (-1).

Outros destaques foram Ryan Menezes, de Bastos, na 10 anos, que venceu no São Fernando jogando o par do campo (36), depois de jogar duas acima (38) na véspera. Outros bons resultados no Clube de Campo foram de Rafael Benesi, de São José do Rio Preto, da 10 anos, que jogou 37 (+1), e Wilhelm, da 8 anos, com 38 (+2). Já no São Fernando, destaque ainda para Luca Almeida, da 9 anos, que jogou 37 (+1), com bogeys em dois dos três buracos finais; e seu irmão mais novo, Lorenza Almeida, a 8 anos, que jogou 38 (+2).

Prêmios especiais – Os campeões das 14 categorias ganharam uma taqueira de viagem oferecida pela XP e todos os que se classificaram para o Mundial ganharam uma bolsa TaylorMade personalizada do Brasil Kids Golf Tour. No final da rodada houve ainda uma gincana de approach e putter vencida por Martina Jimenez e Pedro Wilhelm. Eles ganharam pacotes de hospedagem em resorts de luxo, no México, oferecidos pela AMResorts.

O Brasil Kids Golf Tour teve patrocínio de AM Resorts, XP Private, MUUV, Bibs, Polaris Investimentos e MW2 Group.

Resultados completos

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf