ABGS: Taça Caipira, a partir desta quinta, no Damha, esquenta disputa pelo ranking scratch

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Com dois dias de jogo e valendo 50% a mais de pontos do que os torneios de um dia, a Taça Caipira 2021 – 2º Aberto ABGS do Interior do Estado de São Paulo, nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de setembro, no Damha GC e no Ipê GC, pode provocar uma reviravolta no ranking sênior scratch, que está embolado, uma vez que todos os melhores da categoria estarão em campo.

Os horários de saída desta quinta-feira, 2, estão publicados aqui.

Depois de sua vitória no torneio anterior, na Associação Esportiva São José, Mario Ghisalberti, do Japy,  assumiu a liderança do ranking sênior nacional, com 63 pontos, contra 61 de Douglas Black, o Doug, do Sapezal. Paul O’Doherty, do São Paulo GC, vem em terceiro, com 35, seguido por Shozo Karasawa, do Vista Verde, com 32. A vitória nesse torneio vale 15 pontos.

Ritmo de Jogo – As saídas sequenciais começam às 12 horas, pelos tees do 1 e do 10, com os últimos grupos entrando em campo às 13h30. Serão 75 jogadores em campo e temos luz do dia até 18h10, no máximo. Há tempo de sobra, mas para o bom andamento do torneio é imprescindível que todos que jogam nas modalidades Stroke Play com Score Máximo (Double Par) ou Stableford levantem a bola quando atingirem o número máximo de tacadas num buraco, ou não puderem mais pontuar.

Jogam com o Score Máximo de Double Par os homens de handicaps índex de 14,1 a 23 e as mulheres até 25. Atenção! As mulheres com handicap até 16, que sejam de clubes paulistas e concorram ao ranking scratch – e medalhas – da Federação Paulista de Golfe, também precisam terminar o buraco, sempre. Mas no caso de elas jogarem mais do que o Double Par em algum buraco, esse resultado será diminuído para o Score Máximo, para efeito dos resultados e premiação da categoria feminina até 25.

Ready Golf – Já os homens de handicap índex de 23,1 a 32 e as mulheres de 25,1 a 32 jogam stableford. Todos os homens até 14 jogam stroke play puro e têm que terminar o buraco. Todos devem também adotar a prática de “quem está pronto joga” (Ready Golf), sem ser necessário esperar quem está mais longe da bandeira. Basta fazer isso com segurança. O “Ready Golf” é uma das determinações do Manual de Ritmo de Jogo instituído pelo R&A e USGA.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf