Morre Eduardo Murgel de Macedo, o Dadão, campeão brasileiro de golfe de 1979

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Eduardo Murgel de Macedo, o Dadão (11.09.1958 – 14.08.2021), campeão brasileiro de golfe de 1979, faleceu na noite deste sábado, aos 62 anos, após duas semanas internado por causa de um AVC. Dadão, um dos maiores talentos do golfe brasileiro, foi obrigado a interromper sua carreira precocemente, em janeiro de 1981, quando sofreu um acidente de moto, dentro do condomínio do São Fernando. Apesar de estar em baixa velocidade, ele bateu a cabeça na guia e ficou em coma por um longo tempo. Foram necessários oito anos para que se recuperasse a ponto de poder voltar a jogar golfe.

Dadão começou a se destacar cedo, ao ser bicampeão brasileiro juvenil em 1973, no Clube de Campo, e em 1974, no Gávea Golf. Ainda em 1974, Dadão foi Campeão Internacional de Duplas, representando o Brasil, em Montevideo, no Uruguai.

Em 1976, foi campeão do Estado de São Paulo e, em 1977, voltaria a ser campeão brasileiro juvenil. Seu maior título foi o Amador do Brasil, de 1979, que venceu no São Fernando, impedindo o tricampeonato de Ricardo Rossi. Seu último título, antes do acidente, foi o do Aberto do São Fernando, em 1980.

Nova carreira – Após se recuperar, Dadão tentou voltar a jogar golfe competitivamente, mas não conseguiu. Decidiu, então, dedicar-se ao ensino do golfe e criou a empresa Golfe Indoor, passando a ensinar golfe na casa dos interessados, em qualquer espaço em que pudesse usar um tapete de treino e montar uma rede, tipo gaiola. Além disso, com esse mesmo equipamento, dava aulas gratuitas de golfe para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, em locais como parques e no Elevado Costa e Silva, o Minhocão, quando ele ficava fechado para o tráfego aos domingos e feriados.

Dadão também voltou a estudar, formando-se em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2009. Seu sonho era representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que irão começar dia 24 de agosto, mas o golfe não foi escolhido como uma das modalidades.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf