Você já ouviu falar de Golfe Yoga?

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

Trata-se de uma prática de aproximadamente 50 minutos que incluiu muitos componentes ESSENCIAIS para a execução de um swing eficiente e sem riscos de lesões. Esses componentes são: flexibilidade, mobilidade, estabilidade, coordenação motora, equilíbrio, dissociação (separar a parte de baixo do corpo da parte de cima), força e os aspectos mentais como foco e concentração.

É uma modalidade pouco conhecida aqui no Brasil, ainda que tenha surgido da nossa evolução nas aulas de yoga e na percepção de todos esses componentes.

A aula é ministrada em grupo pelo aplicativo zoom com duas professoras. Uma de nós, do Tiro Certo Golfe, junto com a nossa professora de Yoga que vem se especializando na prática voltada para nós, golfistas.

Para não tornas a explicação chata para vocês leitores, vou dar um exemplo bem prático de como pode ser proveitosa essa prática:

Imagine-se no drive range tentando realizar algo que o seu professor de golfe sempre te pede. Vamos usar como exemplo ele pedir para você ficar com a cabeça parada e não avançar.

Ele pode te falar isso mil vezes, fazer um milhão de treinos, mas se você não possuir uma boa MOBILIDADE de quadril, uma boa COORDENAÇÃO MOTORA e EQUILÍBRIO você fatalmente vai acabar avançando e não alcançando seu objetivo.

A falta desses componentes impede de você executar o que o professor te pede. Por isso, esses componentes devem ser treinados fora da aula de golfe.

Além de toda essa parte física, temos uma grande questão emocional e de ansiedade que acomete nós golfistas. Tais questões devem ser trabalhadas assim como os aspectos físicos e técnicos.

A área esportiva é uma das que mais documenta a utilização dos recursos da mentalização. Pois é adotada pelos técnicos, treinadores, psicólogos e demais profissionais das equipes, cada um com seu método, para garantir a alta performance técnica dos esportistas.

O uso de recursos de mentalização faz parte do trabalho que é realizado com eles durante os treinos, no momento da competição e até depois. Para equalizar estados emocionais provenientes de uma derrota, da euforia da vitória ou resultante de um esforço excessivo.

Além disso, as técnicas respiratórias além de trabalhar a expansão da capacidade pulmonar também atuam na capacidade de se manter foco e fazer um excelente controle emocional independente da situação. A pessoa se torna apta a enxergar com clareza o que fazer num processo de tomada de decisão.

Dessa forma os atletas conseguem reduzir seu tempo de aprendizado e maior habilidade na execução propriamente dita. Além disso, ele estará também treinando concentração, tão necessária para atletas de qualquer modalidade.

O treino da concentração e da meditação trabalha também o foco, gestão do stress e ansiedade e desenvolvimento de um processo mais profundo de autoconhecimento.

 

Gabriela e Daniela Arantes – Tiro Certo Golfe

As gêmeas Daniela e Gabriela Arantes são proprietárias da Academia Tiro Certo, em São Paulo, e responsáveis pela preparação dos atletas da equipe de alto rendimento da CBGolfe.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe