Juvenil e Júnior de Inverno começa nesta 4ª feira, valendo para o ranking mundial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Animado pelo título do Honda Open – Campeonato Bandeirantes, encerrado domingo, o paranaense Renato da Silva Filho, do Alphaville Graciosa, entra em campo de quarta a sexta-feira desta semana, 14 a 16 de julho, no Campeonato Juvenil e Júnior de Inverno do Estado de São Paulo, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), tentando vencer seu segundo torneio seguido válido pelo ranking mundial amador de golfe (WAGR). A novidade deste ano foi a inclusão de categoria júnior (19 a 21 anos) que competirá junto com a juvenil (16 a 18 anos) e pré-juvenil (14 e 15 anos), pelo título geral da competição.

Renato irá enfrentar, em sua maioria, os principais jogadores do Bandeirantes, incluindo outros favoritos como Guilherme Grinberg, do Lago Azul, vice-campeão do Bandeirantes; e Arthur Locoman, do Curitibano, e Thomas Choi, do São Paulo, que dividiram o terceiro lugar. Outros Top 10 do Bandeirantes em campo serão Victor Andre dos Santos, do Alphaville (6º colocado); Matheus Park, do Paradise (9º) e Rafael Benadiba, do São Fernando (10º).

Mais destaques – Matheus foi vice-campeão na edição passada do torneio de Inverno, em 2019, seguido por Guilherme e Choi. O campeão foi o gaúcho Andrey Xavier, que não joga este ano. Lucas Park, irmão mais velho de Matheus, vencedor do Juvenil de Inverno de 2017, será o único ex-campeão em campo. Destaque ainda para Gabriel Gallego, do Curitibano, e para dois bons jogadores do São Fernando, Enzo Lee e Nick Song.

Pedro Miyata e Pedro Salioni, também do São Fernando, estão entre os favoritos da pré-juvenil, ao lado de João Pedro Bossetto e Eduardo Nonaka, do Arujá; Bernardo Brezolin, de Pelotas; Guilherme Ziccardi e Luís Felipe Muratori, do Clube de Campo; Fernando Lopes Kireeff, da Grama; e Eduardo Matarazzo Affonso Ferreira, do Sapezal. Na 12 e 13 anos os destaques são Rafael Monteiro Paiva, de Brasília; e Guilherme Yoshikawa, de Bastos; e na até 11 anos Arthur Fernandes, do Terras de São José.

Feminino – No feminino, Manu Barcellos, que venceu no Bandeirantes, não poderá jogar pois tem entrevista na quarta-feira para tirar o visto para os EUA, já que irá morar e estudar naquele país, a partir de agosto, e jogar pelo time do Siena College, no estado de Nova York. Marina Nonaka, do Arujá, vice-campeã no Bandeirantes, é a favorita ao título, uma vez que Fernanda Lacaz, do São Fernando, terceira colocada no Lagoa Azul, também não jogará.

O torneio feminino ganhou o reforço de Karen Hoshino, que está de férias no Brasil. Ela mora nos EUA, onde defende a equipe de xadrez de sua escola. Sua irmã mais nova, Meilin Hoshino, de 16 anos, é que vem se destacando no golfe juvenil dos EUA. Entre as pré-juvenis, os destaques são a gaúcha Martina Collares, do Porto Alegre CC; Isadora Fernal, do Poços de Caldas, e Antônia Togel, do Alphaville. E na até 13 anos, Gabriele Rodrigues e Maria Eduarda Ferraz, do Arujá, disputam o título com Maria Eugênia Peres, de Pelotas.

Brasileiro – A grande maioria dos atletas que disputam o Campeonato Juvenil e Júnior de Inverno do Estado de São Paulo até sexta-feira, no São Fernando, viajam a seguir para o Rio de Janeiro, onde será jogado o 31º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil & Copa Juventude de Golfe, no Itanhangá Golf Club, de quarta a sexta-feira, 21 a 23 de julho de 2021, mais um evento valendo para o WAGR.

Fonte: Jornal do Golfe