Regras do Golfe – Profissional do PGA Tour se impõe penalidade de 10 tacadas

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Perto de completar 50 anos no final de junho, o australiano Mark Hensby não jogava no PGA Tour desde 2019, tendo se limitado a participar do Korn Ferry Tour, o circuito de acesso, nos dois últimos anos. Mas ele voltou ao circuito principal no Palmetto Championship, no Congaree, na última semana, pensando em tentar carreira no Champions Tour, a partir de julho. E vinha jogando bem na rodada de abertura, até descobrir um problema com sua bola, chamar o marcador, depois o árbitro, e se impor 10 tacadas de penalidade!

Isso mesmo, dez tacadas que transformaram seu 74 (+3) em 84 tacadas (+13) e o levaram a abandonar o torneio. Mas que tipo de infração é essa que ele cometeu? Todo mundo sabe – ou devia saber – que de acordo com a Regra 4 (Equipamento do Jogador) as penalidades têm limite. Por exemplo: se você sai com 15 tacos na bolsa e descobre o erro, você precisa tirar um dos tacos de jogo e se penalizar em duas tacadas por buraco jogado com 15 tacos. Mas vale a ressalva da Regra 4: “Duas Tacadas de Penalidade, Máximo de Quatro Tacadas – O jogador recebe a penalidade geral (duas tacadas de penalidade) para cada buraco em que houve infração, com um máximo de quatro tacadas de penalidade na volta (somando duas tacadas de penalidade em cada um dos dois primeiros buracos nos quais a infração ocorreu)”.

Ora, bolas! – Hensby havia feito um triplo bogey no buraco 3 e bogey no 4, mas se recuperado com dois birdies em pares 3, quando se preparava para jogar o buraco 8 e se deu conta que a sua bola Titleist Pro V1 tinha um pequeno ponto ao lado do nome. “O que é esse ponto na bola que nunca tinha visto antes?”, perguntou ao caddie. “Tem algo a ver com as novas Pro V1x?”, insistiu. O caddie não sabia. Chamou seus parceiros e um deles explicou que se tratava de um dos protótipos exclusivos para o Tour e que o ponto era para diferenciar o modelo de “low spin” (a de mais spin tem um sinal +, como na foto abaixo).

Hensby disse que nunca usou esse tipo de bola e chamou o árbitro Mike Peterson, que explicou que o jogador havia violado a chamada “One Ball Rule”, em vigor no PGA Tour, de acordo com a redação do Modelo de Regra Local G-4. Essa Regra exige que o jogador utilize a mesma marca e tipo de bola do começo ao fim da rodada, deixando claro que modelos que não estejam no mesmo item da “Lista de Bolas em Conformidade” não são considerados iguais. Por exemplo, os jogadores do PGA Tour não podem mudar a cor da bola (de branca para laranja), mesmo que idênticas nas demais características, por estarem em itens diferentes da lista.

Penalidades múltiplas – Para infelicidade de Hensby, no caso do Modelo de Regra Local G-4, após as novas Regras entrarem em vigor em 2019, não mais se aplica a ressalva de no máximo quatro tacadas de penalidade. Ele e o caddie se deram conta que puseram a bola errada em jogo no buraco 4, após “se livrar” da bola do triplo no 3. Assim, jogou cinco buracos e viu sua sequência de bogey, birdie, par, birdie e par (-1) se transformar em triplo, bogey, duplo, bogey e duplo bogey (+9). Descobriu-se depois que Hensby trocou inadvertidamente de bola com Pat Perez no green de treino, antes do jogo, mas Perez não chegou a usar a bola do companheiro.

Hensby fez o correto ao se autopunir, mas o problema é que não foi a primeira vez que ele cometeu esse erro. No final da segunda rodada do Mayakoba Golf Classic, em 2019, Hensby estava assinando autógrafos para as crianças quando viu que estava com uma bola diferente. Se deu conta que usou a bola errada em quatro buracos, se impôs oito tacadas de penalidade e, com isso, perdeu o corte.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf