notícias

O que é desenvolvimento das habilidades mentais

06/05/2021

Vamos comentar um pouco sobre o que é o desenvolvimento das habilidades mentais para o golfe, para que servem, para quem é indicado, quando, como e onde deve ser feito.

No golfe e na vida acontecem situações muito parecidas, de alegrias e tristezas, motivações e desânimos, vitórias e derrotas e todos os aprendizados que podem ser levados e usados em ambas às situações.

Como o jogo de golfe de 18 buracos costuma levar em torno de 4 horas, há muito tempo para pensar, e por incrível que pareça aí começam as diferentes situações. Na realidade, devemos pensar menos para sermos mais produtivos.

Este desenvolvimento pode ser feito por qualquer jogador que tenha interesse melhorar sua performance, ter mais prazer em jogar, se divertir mais, aproveitar seu dia, desapegar de resultados e terminar o jogo mais feliz, independe do nível de handicap, se iniciante, amador ou profissional, bem como da idade (recomendo a partir dos 10 anos), e do tempo que está praticando ou jogando.

O trabalho pode ser feito de forma presencial (atualmente depende da Covid-19) ou online e sempre que possível também ter um acompanhamento no campo de golfe, para poder ajustar as atitudes, emoções, rotinas e hábitos.

O resultado da prática do golfe envolve o desenvolvimento de diversos aspectos e depende também dos objetivos de cada um, em treinar mais ou menos, se desenvolver mais ou menos, não existe certo ou errado e sim o que cada jogador espera do golfe. Entre eles, os aspectos: físico, técnico, mental, estratégica, experiência, nutrição, hidratação, fisioterapia.

A CBGolfe conta com uma equipe multidisciplinar para atender seus atletas, na parte técnica o Eric Anderson está a frente dos trabalhos, na parte física, conta com a Academia Tiro Certo (Gabi e Dani Arantes), e na parte mental comigo.

O desenvolvimento mental tem algumas características diferentes da parte física e técnica, ambas de evolução mais tangível. Podemos perceber e notar rapidamente quando começamos um treinamento físico, ao levantar um peso, melhorar a condição aeróbica, ganhar algumas jardas, e na parte técnica dar tacadas melhores, mais precisas, mais altas ou mais longas embocar putts, ou sair melhor da banca…

Já no aspecto mental, nem sempre é possível esta percepção tão rápida. O progresso se acumula mentalmente e muitas vezes só percebemos a contribuição ao nos depararmos com novos desafios ao jogar e aplicar as habilidades desenvolvidas e acumuladas, e às vezes esse processo não é rápido.

Eu particularmente não acredito em dicas, não são sustentáveis e não garantem uma evolução consistente, acredito sim fortemente em um processo contínuo, programado, organizado tanto na parte física, técnica e mental com metas de curto, médio e longo prazo.

No desenvolvimento das habilidades mentais são desenvolvidas e ajustadas situações e habilidades, tais como: foco, concentração, motivação, disciplina, visualizações, resiliência, e atitudes positivas. Além disso, eliminar crenças limitantes, melhorar a paciência e a perseverança, a confiança e a fé, diminuindo a ansiedade, as frustrações, inseguranças, e os medos.

Parece ser muita coisa a ser trabalhada, mas uma grande parte destas atividades já praticamos no nosso dia a dia, talvez não de forma organizada e produtiva, por isso precisamos ajustar esse desenvolvimento para alcançar a eficácia e melhores resultados.

Quantas vezes quando estamos jogando e erramos algumas ou várias tacadas teoricamente fáceis, porque estamos ansiosos, preocupados e inseguros com medo de errar, de cair no lago, de jogar a bola fora de campo, errar um putt fácil e acabamos nos atrapalhando e sentindo mal e desanimados.

A diferença muitas vezes está em nossa atitude mental, que não está condizente, preparada, treinada e adequada para darmos uma boa tacada com confiança e determinação.

Somos humanos, cometemos erros, precisamos aceitar e não nos acomodar.

Buscar como melhorar e o desenvolvimento das habilidades mentais pode ser a chave!

Gosto muito de frases e deixarei aqui duas delas:

  • Treinei 4 anos para correr 9 segundos. Alguns não alcançam seus resultados em 2 meses e desistem. (Usain Bolt)
  • Os grandes atletas aprendem a ser bons esperando, enquanto esperam fazem a coisa certa. (autor desconhecido)

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.