Governo japonês homenageia Hideki Matsuyama como herói nacional após vitória no Masters

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Hideki Matsuyama recebeu nesta sexta-feira, 30 de abril, o Prime Minister’s Award, como reconhecimento da importância de sua vitória no Masters, no começo do mês, quando se tornou o primeiro japonês a vencer um major do golfe masculino. Como agradecimento, Matsuyama ofereceu a Yoshihide Suga, Primeiro Ministro do Japão, uma bandeira autografada do Augusta National, emoldurada, e também um boné do Masters de 2021 com sua assinatura.

Suga disse no discurso de entrega do prêmio que Matsuyama fez jus à homenagem não só por sua vitória no Masters deste ano, como também por ter dado um exemplo de esperança à população do Nordeste do Japão após o terremoto de 2011, que provocou um tsunami e um acidente nuclear na região que inclui a Tohoku Fukushi University, na Miyagi Prefecture, onde Matsuyama estudava na época de desastre.

Herói outra vez – Um mês depois do terremoto, Matsuyama, como prêmio por ter vencido o Asia-Pacific Amateur Championship (o equivalente ao Latim America Amateur Championship – LAAC), jogou no Masters pela primeira vez. Matsuyama foi o 27º colocado e melhor amador do Masters daquele ano, feito que teve um grande a positivo impacto em todo o Japão, sobretudo na área mais atingida pela tragédia. Impacto que se repetiu agora em meio à tragédia da pandemia de Covid-19.

“Queremos agradecê-lo por trazer coragem e esperança às áreas afetadas pelo desastre”, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga ao entregar o prêmio em seu escritório. Suga contou ainda que Joe Biden, o presidente dos EUA, o parabenizou pela vitória de Matsuyama quando os dois líderes se encontraram no começo deste mês, em Washington.

Jogos de Tóquio – Matsuyama garantiu ao Primeiro Ministro que agora está empenhado em conquistar para o Japão a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, para o qual já está classificado. Matsuyama foi a 34ª pessoa da história a receber o Prime Minister’s Award e apenas o segundo golfista. Antes dele, em 1987, Ayako Okamoto foi homenageada por ter vencido quatro torneios do PGA Tour e terminado entre as cinco primeiras em cada major daquele ano.

Em 2020 o Prime Minister’s Award foi dado ao time do projeto Hayabusa2, nave robótica da Agência Espacial do Japão, que coletou e trouxe de volta à Terra amostras colhidas no asteroide 162173 Ryugu. O feito foi homenageado como um importante passo para conhecer mais sobre a origem da vida e a evolução do sistema solar.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf