Curso Esporte Antirracista do Comitê Olímpico do Brasil

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou este mês o curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando. O evento virtual aconteceu no Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, dia 6 de abril, criado pela ONU, em 2013, com o intuito de comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos.

A CBGolfe convida todos os golfistas, amadores e profissionais, para fazerem o curso que é gratuito, realizado através  de um ambiente virtual de aprendizagem, com carga-horária de 30 horas e está dividido em três módulos: Racismo: será que ainda existe racismo no Brasil?; Aprendendo os conceitos; e Sejamos todas e todos antirracistas!.

“Pensamos o curso como uma forma de apresentar informações, conceitos e ferramentas em relação ao racismo de forma que todos os envolvidos com o meio esportivo possam identificá-lo e combatê-lo. Queremos contribuir para a construção de uma cultura antirracista, na qual todas e todos se responsabilizem por um ambiente esportivo pautado na ética, na justiça e na igualdade. Convido a todos para se inscrever no Curso Esporte Antirracista. Assim o esporte e todos os envolvidos sairão ganhando”, reitera Rogério Sampaio, campeão olímpico e diretor-geral do COB.

“Oferecemos todo suporte possível aos atletas para que possam treinar e competir de forma segura. Um dos nossos principais pontos de atenção é com o risco de que possam sofrer algum tipo de racismo. Queremos que a diversidade étnica, uma das principais marcas da sociedade brasileira, continue presente no esporte, como é o caso da nadadora Maria Lenk, de família alemã; o judoca Chiaki Ishii, de origem japonesa; e o saltador negro Adhemar Ferreira da Silva”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, tendo como mentora a filósofa e mestra, ativista na luta antirracista, Djamila Ribeiro, e a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO) o curso é destinado a atletas, treinadores, gestores, profissionais das ciências esportivas e apaixonados pelo esporte, da iniciação esportiva ao alto rendimento.

“Acreditamos que este curso será uma oportunidade única para que atletas, gestores e profissionais do esporte se tornem verdadeiros promotores da luta contra o racismo e pela inclusão social, e possam influenciar o esporte de forma positiva em todas as modalidades e todos os lugares”, afirma Fabio Eon, coordenador dos setores de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais da UNESCO no Brasil.

Clique aqui para inscrição e mais informações.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe