WGC-Match Play reúne quase todos os Top 64 do ranking mundial a partir desta 4ª feira

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Apenas cinco dos 64 primeiros do ranking mundial de golfe (OWGR) com direito a jogar no WGC-Match Play não estarão em campo de quarta a domingo desta semana para o segundo dos quatro campeonatos mundiais da temporada. Jogarão no Austin Country Club, no Texas, 64 dos primeiros 69 do mundo, incluindo todos os Top 10.

Baixe a chave completa do Match Play

A ausência mais sentida será a de Tiger Woods (61º do ranking), que depois de quase um mês internado foi para casa acabar a recuperação das múltiplas fraturas nas pernas que sofreu após um acidente de carro. Brooks Koepka (12º) acaba de passar por uma cirurgia no joelho e pode ficar fora até do Masters.

Gary Woodland (52º) foi diagnosticado com Covid-19 no Honda Classic e permanece em quarentena. Justin Rose (38º) abandonou o Arnold Palmer Invitational com espasmos nas costas e ainda não se recuperou. E Adam Scott simplesmente não quis jogar para se preparar para o Masters, abrindo mão de disputar a bolsa de US$ 10,5 milhões, sendo US$1,82 milhão para o campeão.

Formato – O formato de disputa tem duas fases distintas. Na primeira, os 64 jogadores são divididos em 16 grupos de quatro, que jogam todos contra todos nas três primeiras rodadas – de quarta a sexta-feira. Vitórias valem um ponto. Empates dão meio ponto para cada. Apenas os campeões de cada grupo avançam. Em caso de empate na primeira colocação é jogado um desempate stroke play em morte súbita.

A segunda fase, eliminatória, tem uma chave de 16 jogadores, que disputam as oitavas de final e quartas de final no sábado, e as semifinais e decisão do terceiro lugar e final no domingo. Todos os confrontos são em 16 buracos. Quem jogar domingo à tarde decidindo as quatro primeiras colocações terá disputado sete jogos em cinco dias.

Destaques – Kevin Kisner, campeão em 2019 (e vice em 2018), defende o título no campo de par 71 (35-36) e 7.108 jardas, uma vez que o torneio de 2020 foi cancelado em meio à pandemia. Dustin Johnson, cabeça de chave nº 1 vai em busca de seu sétimo título em eventos do WGC. Só Tiger Woods (18) tem mais. Justin Thomas joga seu primeiro torneio do PGA Tour desde sua vitória no The Players Championship.

DJ não terá o seu posto de número 1 do mundo ameaçado, mas como o torneio dá 76 pontos para o OWGR ao campeão, um dos mais fortes da temporada, muita coisa pode mudar nos Top 10. John Rahm (3º) pode chegar a número 2 do mundo. Collin Morikawa (4º) e Bryson DeChambeau (5º) podem pular para o terceiro lugar. Xander Schauffele (6º), Patrick Reed (7º), Tyrrell Hatton (8º), Webb Simpson (9º) e Patrick Cantlay (10º), têm chances de subir para a quarta colocação. Rory McIlroy (11º), pode voltar ao 5º posto. E por aí vai.

Diversidade – Há jogadores de 17 países, sendo 32 (metade) dos EUA, e oito ingleses. Sete ex-campeões estarão em campo esta semana no Match Play: Ian Poulter (2010), Matt Kuchar (2013), Rory McIlroy (2015), Jason Day (2014, 2016), Dustin Johnson (2017), Bubba Watson (2018) e Kevin Kisner (2019).

Os estreantes no Match Play serão 22: Christiaan Bezuidenhout, Corey Conners, Talor Gooch, Lanto Griffin, Max Homa, Viktor Hovland, Mackenzie Hughes, Sungjae Im, Jason Kokrak, Adam Long, Robert MacIntyre, Collin Morikawa, Sebastian Munoz, Joaquin Niemann, Carlos Ortiz, Victor Perez, J.T. Poston, Antoine Rozner, Scottie Scheffler, Erik van Rooyen, Matthew Wolff e Will Zalatoris.

Campo – A velocidade dos greens na semana deverá ser de 12 pés no Stimpmeter. A água que foi marcante nos últimos dois torneios entra em jogo apenas em sete buracos, mas há 110 bancas no campo. Os greens de TifEagle ainda estão com overseed de Poa Trivialis.  Os tees são de Zeon zoysiagrass; as raias de Tifway 419 com overseed de perennial ryegrass e o rough de Tifway 419.

O campo esteve coberto de neve de 11 a 20 de novembro, com lagos congelados, o que prejudicou árvores e grama, menos as dos greens, que foram cobertos antes da primeira nevasca e foram salvos.

Televisão – A ESPN não transmite o Match Play. O PGA Tour Live (golf.tv) mostrará apenas os grupos em destaque nas três primeiras rodadas, o dia todo, e na manhã de sábado. Não transmite a partir da quartas-de-final. Apenas o Golf Channel deve ter a cobertura completa para o Brasil.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf