Match Play Juvenil de SP adota formato das maiores competições amadoras do mundo

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O Campeonato Juvenil de Match Play do Estado de São Paulo de 2021 tem nova data e nova forma de disputa. Prevista inicialmente para fevereiro, a competição foi remarcada para o final de semana dos dias 13 e 14 de março, no Sapezal Golfe Clube, em Indaiatuba (SP).

A novidade é o formato de disputa: os seis melhores dos rankings masculino e feminino juvenil da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) no final de 2020 jogarão 18 buracos de stroke play, no sábado, com os quatro primeiros classificando-se para as semifinais e final de cada categoria, na manhã e tarde de domingo. A ordem final do stroke play determina os cabeças de chave. Leia o Programa oficial.

Amadores – Esse formato híbrido de disputa, com uma classificação em stroke play para definir a chave eliminatória de match play é utilizada pelas maiores competições amadoras do mundo, incluindo o US Amateur e o British Amateur. Nesses eventos joga-se dois dias de stroke play, com os 64 primeiros avançando para a fase seguinte, de match play. Em ambos a final é em 36 buracos. Também usam esse sistema híbrido os torneios juvenis da USGA e R&A.

Apesar de a maioria dos torneios profissionais do mundo usarem a modalidade stroke play, alguns dos mais emocionantes, como a Ryder Cup e a Presidents Cup, e outros importantes como o WGC Match Play e o Volvo World Match Play Championship mantém viva a tradição do match play, modalidade que dominou o golfe até o século passado.

Majors  – O PGA Championship, um dos quatro majors do golfe profissional, foi jogado como match play desde seu início, em 1916, até 1957, quando o PGA of America, organizador do evento, teve um grande prejuízo com a competição, que passou para stroke play a partir de 1958, com grande sucesso. Mais de 8 mil pessoas foram assistir o torneio no Llanerch Country Club, na Philadelphia, o que levou o PGA até a aumentar a bolsa de prêmios, de US$ 30 mil para US 40 mil.

Três dos maiores ganhadores do PGA Championship venceram na era do Match Play: Walter Hagen (1921, 1924, 1925, 1926 e 1927), Gene Sarazen (1922, 1923 e 1933) e Sam Snead (1942, 1949 e 1951). Já na era do Stroke Play, Jack Nicklaus venceu cinco vezes e Tiger Woods quatro.

TV – O match play foi definitivamente derrotado pela televisão, que começou a transmitir o golfe ao vivo no U.S. Open de 1954, com a NBC, rede que faria ainda a primeira transmissão em cores da história, em 1962, no Tournament of Champions, no Havaí. A BBC, por sua vez começou a transmitir o Open Championship em 1955. A CBS passou a transmitir o Masters em 1956, usando seis câmaras e mostrando apenas os quatro buracos finais.

O formato match play produziu confrontos memoráveis no PGA Championship, como Sarazen x Hagen (1923), Hagen x Diegel (1929), Armour x Sarazen (1930), Nelson x Snead (1940), Nelson x Mike Turnesa (1945), e Hogan x Demaret (1948), entre muitos outros. Mas quando os grandes nomes da época eram eliminados antes do final de semana, o interesse por pagar entrada diminuía e os organizadores acumulavam prejuízos.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf