Interclubes por Hcpx de SP – 2021 terá 18 equipes e mudanças na forma de disputa

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Com 18 clubes participantes, o mesmo número do ano anterior, o 19º Torneio Interclubes por Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo – 2020 começa a ser jogado dia 24 de fevereiro, com um regulamento mais dinâmico, que promete trazer mais emoções para a competição. Organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), a maior competição deste esporte no Brasil, tanto em duração como em número de golfistas envolvidos, terá 660 jogos na soma de suas fases.

Como nos anos anteriores, o Interclubes por Hcpx de SP terá oito rodadas classificatórias, de fevereiro a setembro, todas jogadas na modalidade Stroke Play. Cada clube pode inscrever quatro jogadores por rodada, valendo os dois melhores resultados para a classificação do dia. Os resultados descartados da equipe valem como critério de desempate para a distribuição dos pontos da rodada, que vão de 20 para o campeão do dia, a 3 para o décimo colocado, o último a pontuar.

Novidades – As mudanças começam na classificação para a fase decisiva do Interclubes, jogada na modalidade Match Play, como antes, mas com importantes mudanças: haverá apenas um jogo de duplas de tacadas alternadas (antes eram dois) que será disputado ao mesmo tempo que os quatro confrontos individuais (não haverá mais rodada dupla, pela manhã e à tarde). Assim, cada um dos oito classificados para os jogos da fase decisiva terá que ter seis jogadores em campo para a disputa de cinco confrontos (um de duplas e quatro individuais).

As quartas de final serão jogadas em um único dia, em campo a ser definido pela FPGolfe (não haverá jogo de volta). O clube primeiro colocado da fase de classificação enfrenta o oitavo, o segundo joga contra o sétimo, e assim por diante. Os quatro vencedores do dia classificam-se para as semifinais, com os dois vencedores desses confrontos decidindo o título. Os jogos semifinais e final serão de ida e volta, sempre com o clube que mais somou pontos na fase de classificação tendo o direito de mandar o jogo de volta.

Só podem participar jogadores com hcpx de 8,6 e 22,1, limitada a soma de hcpx da equipe a 66,6. A cada rodada da primeira fase, os clubes podem mudar suas equipes de quatro jogadores à vontade. Mas só poderão participar da fase final (quartas de final em diante) golfistas que tenham defendido seu clube na fase de classificação.

Participantes – Inscreveram para o Interclubes por hcpx deste ano 16 equipes que participaram do torneio em 2020: As novidades são o São Paulo Golf Club, que retorna ao Interclubes, e o Anexo Golf, que fará sua estreia. As duas equipes que não retornaram em 2021 são o Guarujá Golf Club, sexto colocado da fase de classificação em 2020, e o São Paulo Futebol Clube Golfe, nono colocado.

Com os títulos de 2019 e 2020, o Imperial tornou-se o terceiro clube a defender com sucesso o título do ano anterior, seguindo-se ao Campinas Golf Center (2017 e 2018) e à Associação Esportiva São José (2014 e 2015). O Bauru também tem dois títulos, mas não consecutivos (2013 e 2016). O maior campeão, com três títulos, continua sendo o Guarapiranga (2004, 2009 e 2012). Em 18 anos, o Interclubes já teve 12 diferentes campeões.

Regulamento do Interclubes com Hcpx de SP – 2021

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf