O golfe se despede de Muneki Tikasawa, um dos maiores dirigentes do esporte

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Muneki Tikasawa (03/03/1935 – 04/11/2020), presidente da Associação Nikkey de Golfe do Brasil, nos deixou na madrugada desta quarta-feira, 4 de novembro, aos 85 anos, após uma longa convalescença. Guerreiro que era, Tikasawa resistiu até a data prevista para a realização do torneio de aniversário de 50 anos do Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil, que infelizmente teve que ser adiado para 2021, por causa da pandemia.

Tikasawa foi um dos mais importantes dirigentes do golfe brasileiro, tendo presidido o Arujá Golf Clube por 14 anos seguidos, de 1996 a 2009, além de ter se dedicado também ao desenvolvimento do esporte entre as crianças. Nos últimos dez anos, Tikasawa se dedicou de corpo e alma ao golfe da colônia japonesa, tendo assumido a presidência da Associação Nikkey de Golfe do Brasil, em 2011, após a morte de seu predecessor, Yoshito Nomura, que também nos deixou aos 85 anos.

A Associação Nikkey de Golfe do Brasil congrega mais de 3 mil golfistas japoneses ou descendentes que moram no Brasil, sendo responsável por quase um terço dos jogadores com handicap no país. Além disso, os nikkeys contribuíram com a fundação de dezenas de clubes de golfe pelo Brasil, sobretudo em São Paulo, Paraná e região Norte. Muito do que o golfe brasileiro é hoje se deve aos japoneses e seus descendentes e ao trabalho de dirigentes como Tikasawa.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golf