Dia Nacional do Livro: confira dicas de leituras sobre o golfe

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

No dia 29 de outubro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Livro. De acordo com o site Brasil Escola, a escolha da data foi feita em homenagem à fundação a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, no ano de 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia.

E para celebrar a data, indicamos abaixo algumas obras literárias que abordam o golfe, em uma lista crida na última semana pelo site britânico Golf Montlhy. Nem todos os livros possuem versões em português, mas todos certamente valem a leitura, para os amantes do esporte. Esta com certeza não é uma “lista definitiva” de obras sobre o golfe, mas todos cumprem seu papel de entreter e ensinar sobre o golfe. Confira:

– O Pequeno Livro Vermelho de Golfe, de Harvey Penick

Certamente uma das grandes obras literárias sobre o golfe, em que Harvey Penick e o co-autor Bud Shrake conduzem o leitor por meio de anedotas. Foi escrito em 1992, quando Penick, treinador de nomes como Tom Kite, Ben Crenshaw, Mickey Wright, Betsy Rawls e Kathy Whitworth, tinha quase 80 anos. É um dos livros de golfe mais vendidos no mundo e uma leitura obrigatória para quem procura alguma ajuda prática e mental.

– Cinco lições de Ben Hogan, de Ben Hogan

Ben Hogan, um dos grandes mestres do swing de golfe, considerado por muitos o golfista com a melhor tacada de todos os tempos, acreditava que qualquer golfista com um mínimo de habilidade poderia quebrar a barreira das 80 tacadas, e no seu livro “Cinco lições” ele divide o segredo do swing em cinco partes: pegada, postura, backswing, downswing e o processo de swing.

– O golfe não é um jogo para perfeccionistas, de Dr Bob Rotella

Rotella é autor de várias obras e um dos grandes nomes quando o assunto é psicologia do golfe, tendo trabalhado com nomes como Padraig Harrington, Nick Price, Darren Clarke, Graeme McDowell e Rory McIlroy. Neste livro, ele busca ajudar o jogador casual a aprender com os grandes nomes do esporte, de maneira bem simples e compreensível.

– Caddy For Life: The Bruce Edwards Story, de John Feinstein

Nesta obra, John Feinstein conta de maneira brilhante a história de Bruce Edwards, caddy de Tom Watson em todas as suas oito principais conquistas, diagnosticado em 2003 com a doença de Lou Gehrig, que progressivamente ataca células nervosas no cérebro e na medula espinhal.

– Golfe meu caminho, de Jack Nicklaus

O maior vencedor de todos os tempos conta neste livro uma visão da sua abordagem do jogo, incluindo um capítulo de ‘reflexões e recomendações’, em que Nicklaus diz ao leitor porque adicionou um certo elemento ao seu jogo e como seu a questão mental evoluiu ao longo dos anos.

– How I Play Golf, de Tiger Woods

Grande nome do golfe moderno, Tiger Woods revela os cinco segredos de seu enorme sucesso neste livro, apresentando uma combinação de práticas físicas e psicológicas que usava diariamente para se manter no topo.

– Uma vida bem jogada, de Arnold Palmer

Best-seller do New York Times, o livro é o presente de despedida de Palmer para o mundo. Considerado por muitos o golfista profissional mais importante da história, Palmer faz um balanço das suas experiências, em uma trajetória extremamente vitoriosa.

Além dos livros indicados pelo site Golf Monthly, temos diversas obras nacionais sobre o esporte, como “Golfe”, de Thomaz Albornoz Neves, “Mario Gonzalez, o Golfista do Brasil”, de Marcelo Stallone e “Fundamentos da cultura golfística, artes, psicologia e educação no gol”, de Marco Frenete.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe