Tiger Woods defende título do ZOZO Championship em busca de recorde de vitórias, com TV

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

por | Ricardo Fonseca *

Sem jogar há um mês, desde o US Open, onde não passou o corte, Tiger Woods volta a campo de quinta a domingo desta semana, 22 a 25 de outubro, para defender o título do ZOZO Championship, torneio do PGA Tour que ele venceu no Japão, em 2020, na estreia da competição. Devido à pandemia, o evento precisou ser transferido do Accordia Golf Narashino Country Club em Chiba, no Japão, para os EUA e será jogado no Sherwood Country Club, em Thousand Oaks, na Califórnia, campo onde Tiger tem um de seus recordes mais impressionantes.

O título do ZOZO de 2020 foi o 82º de Tiger no PGA Tour, igualando o recorde de vitórias no circuito que pertence a Sam Snead. Woods tem agora a chance de quebrar esse que é um dos mais importantes recordes do golfe mundial em um campo onde é considerado quase imbatível. Afinal, foi no Sherwood, um design exclusivo de Jack Nicklaus que Tiger hospedou o seu torneio, o Hero World Challenge, de 2000 a 2013, e onde Woods tem um impressionante recorde de cinco vitórias (2001, 2004, 2006, 2007 e 2011), além de cinco segundos lugares, ou seja dez Top 2 em 14 aparições

Concorrência maior – Se por um lado Tiger foi beneficiado com a mudança de campo, por jogar num percurso que domina amplamente, por outro terá uma concorrência muito maior do que em 2020, quando nem todos os melhores do mundo foram ao Japão e muitos dos que foram estavam no pós temporada. Desta vez, entre os 78 jogadores estarão em campo oito dos Top 10; 16 dos Top 20; e 33 dos Top 50, incluindo Tiger que jogando tão poucos torneios caiu para o 28º lugar do ranking mundial de golfe (OWGR).

O grupo que ainda está no auge de sua preparação, de olho no Masters, que será jogado de 12 a 15 de novembro, próximo evento de Tiger, onde ele também defenderá o título, incluiu todos os que estiveram entre os 10 primeiros da FedexCup 2019/2020. Destaque anda para a presença de quatro latinos: o colombiano Sebastián Muñoz, o chileno Joaquín Niemann e os mexicanos Abraham Ancer e Carlos Ortiz. Na edição anterior, apenas Niemann e Ancer estavam no jogo. O chileno terminou na 33ª colocação e o mexicano na 41ª posição.

Destaques – Os jogadores japoneses também serão uma atração à parte. Ao todo, serão oito jogadores, liderados por Hideki Matsuyama, que no ano passado ficou em segundo, três tacadas atrás de Tiger Woods. Outra atração será o espanhol John Rahm, número 2 do mundo e mais bem ranqueado em campo, que terá mais uma oportunidade de voltar a ser o nº 1 do ranking mundial, superando Dustin Johnson, que não joga. O outro Top 10 ausente será Bryson DeChambeau (nº 6).

Mas quem promete roubar as atenções é outro japonês, Takumi Kanaya, que vai jogar pela primeira vez como profissional nos Estados Unidos, depois de virar profissional como o número 1 um no Ranking Mundial de Golfe Amador. Kanaya ticou em sétimo na semana passada em sua estreia no Japan Open e vem de quatro Top 10s em seus cinco torneios como profissional, incluindo uma vitória no Tour Japonês e um terceiro lugar no Australian Open.

Como assistir – A ESPN mostra o jogo no Brasil, assim como o Golf.TV, que além da transmissão normal com duas opções de áudio – inglês e espanhol – oferece como extra os Grupos em Destaque e o Buracos em destaque. As transmissões começam às 13h45 e vão até às 21 horas pelo horário do Brasil (quatro horas a mais do que na Califórnia).

*Com informações de Marcos Virasoro/PGA Tour

Fonte: Golf.esp.br