Playoffs da FedexCup começam com disputa paralela pela liderança do ranking mundial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Com 124 dos 125 classificados confirmados para o primeiro dos três torneios dos Playoffs da FedexCup, do PGA Tour, de quinta a domingo desta semana, 13 a 16 de agosto, no TPC Boston, em Massachusetts (Vaughn Taylor desistiu), o The Northern Trust bateu o recorde e passa a ser o mais forte torneiro regular da história do PGA Tour (exceto majors, os torneios da série mundial (WGC) e o The Players). Na verdade, apenas dois WGC superaram a força do torneio desta semana.

Com Taylor, o Northern Trust atingia um total de 814 pontos no quesito “Strength of Field” (SOF), que calcula a “força” do evento com base no ranking mundial dos jogadores participantes. Ou seja, quanto maior essa soma, mais pontos o evento distribui. No caso isso corresponderia a dar 78 pontos para o campeão.

Sem Taylor, o SOF vai cair para 813 o que não altera o recorde nem os pontos a serem distribuídos. Taylor só estragou outro recorde, o do primeiro torneio oficial dos Playoffs com todos os 125 classificados em campo. Apenas o The Players, que dá um mínimo de 8º pontos para o campeão, e os majors, que sempre dão 100, superam os que o campeão do Northern Trust vai ganhar.

Batalha pelo Nº 1 – Esse preâmbulo serve para explicar que com tantos pontos em disputa cinco jogadores podem terminar a semana como número 1 do mundo, incluindo o 5º do ranking, o nikkei americano Collin Morikawa, que seria o primeiro jogador de origem asiática a chegar no posto (leia mais sobre isso aqui).

Para ter chances de se tornar o quarto mais jovem número 1 do ranking mundial masculino (OWGR), Morikawa, de 23 anos, precisa vencer ou terminar sozinho em segundo. E ele terá novas chances nas próximas duas semanas, pois Morikawa está em segundo no ranking dos Playoffs, com grandes chances de jogar todos os três eventos.

Mais cenários – No caso de Justin Thomas, líder do ranking dos Playoffs e número 2 do mundo, terminar entre os 59 primeiros do torneio pode bastar para voltar ao posto de número 1. McIlroy, terceiro do ranking, pode retornar ao topo do ranking se terminar em terceiro empatado com apenas mais um jogador; enquanto para Dustin Johnson, quarto do mundo, só a vitória poderia recolocá-lo como o melhor do mundo. Mesmo estando à frente de Morikawa no ranking, DJ precisa de mais pontos, pois o nikkei soma os pontos integralmente por não ter atingido ainda o divisor mínimo de 40 torneios (joga a menos de um ano como profissional).

Esses cenários são os mínimos necessários para cada jogador, mas dependem, é claro do que Jon Rahm, o número 1 do mundo, fizer esta semana. Tiger Woods, que começa os Playoffs como número 16 do mundo, pode pular para 7º do ranking mundial se vencer no TPC Boston esta semana. Chegando sozinho em segundo, ele pode voltar aos Top 10. Como sonhar não paga imposto, se vencer os três torneios dos Playoffs, Tiger volta a ser o número 1 do mundo antes do US Open.

Fonte: Golf.esp.br