Soomin Lee, o “Príncipe dos Campos”, vence o primeiro torneio stableford Tour Coreano

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Considerado uma das maiores revelações do Tour Coreano, o KPGA, depois de uma brilhante carreira amadora e forte estreia como profissional, Soomin Lee (foto), de 27 anos, finalmente voltou a vencer neste domingo, quando conquistou, no playoff do KPGA Open do Solago CC, seu quarto título do circuito. A vitória põe fim a um difícil período da carreira de Soomin Lee, que depois de vencer o Shenzhen International de 2016, do Tour Europeu, foi jogar naquele circuito por dois anos, não teve sucesso, perdeu o cartão e teve que disputar as seletivas de 2018 para voltar a competir em seu país.

KPGA Open do Solago CC, disputado no Lago Course, de par 72 e 7.263 jardas, foi o primeiro torneio na modalidade stableford modificado do circuito coreano. Nesse sistema, um albatroz vale 8 pontos, eagles valem 5, birdies 2 e pares não somam pontos. Mas um bogey tira 1 ponto e um duplo bogey ou pior acarreta a perda de 3 pontos. Único jogador a aumentar sua pontuação a cada dia, Soomin Lee venceu com 50 (7-10-13-20). Ele que já foi nº 63 de mundo deve subir agora para perto da 270ª colocação do ranking mundial.

Playoff – A vitória no primeiro buraco do desempate foi sobre Hanbyeol Kim, de 24 anos, e Minkyu Kim, de 19, que também haviam somado 50 pontos. No desempate no buraco 18, todos acertaram o green, mas Soomin Lee, que é chamado desde amador de “Príncipe dos Campos” por causa de sua atitude serena nos torneios, jogou primeiro, de mais longe, e embocou o putt para birdie, pondo pressão nos adversários, que erraram os seus.

Como amador, Soomin Lee venceu sete torneios, incluindo o Gunsan CC Open de 2013, evento que voltaria a vencer em 2015 em sua estreia como profissional. Depois de vencer o Shenzhen International de 2016 e passar os dois anos seguintes no Tour Europeu, voltou ao KPGA em 2019, com uma vitória no KJ Choi Invitational, em outubro passado. Soomin Lee contou que teve que adiar o casamento com sua namorada de quatro anos por causa da pandemia de Covid-19, dedicou o título a ela e contou que eles já remarcaram a data para fevereiro de 2021.

Fonte: Golf.esp.br