notícias

IGF anuncia retomada do Ranking Olímpico masculino

19/06/2020

Notícias

A International Golf Federation (IGF) anunciou a retomada da atualização semanal do Ranking Mundial de Golfe (OWGR), após o reinício da temporada do PGA TOUR e do Korn Ferry Tour, na última semana. Assim, foi retomado também o Ranking Olímpico, que elenca os atletas que terão vagas garantidas para os Jogos de Tóquio 2020.

Tanto o OWGR quanto o Ranking Mundial de Golfe Feminino (WWGR), no qual se baseiam o Ranking Olímpico de Golfe, estavam suspensos em março, devido à pandemia da COVID-19.

Enquanto alguns dos principais circuitos do mundo foram retomados nos Estados Unidos, o European Tour só deverá retomar suas atividades em 22 de julho. O Asian Tour e o Sunshine Tour, que contam com a participação do brasileiro Adilson da Silva, serão retomados apenas no final do ano. Até lá, a IGF monitorará o OGR masculino para garantir que nenhum atleta seja significativamente prejudicado na disputa por uma vaga.

Após o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para 2021, a IGF e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram em abril um ajuste no sistema de qualificação, em que os atletas agora acumularão pontos no OGR até o dia 21 de junho de 2021, para os homens, e 28 de junho de 2021, para as mulheres.

O Ranking Mundial de Golfe Feminino permanece congelado, por enquanto. Embora as competições femininas tenham sito retornadas na Coréia, a Ladies Professional Golf Association (LPGA), a Japan Ladies Professional Golf Association (JLPGA), a Ladies European Tour (LET) e outras turnês femininas importantes ainda não estão programadas para retomar suas atividades, o que pode acontecer entre o fim de julho e início de agosto.

Vale lembrar que estarão classificados para os Jogos de Tóquio 2020 60 homens e 60 mulheres. Cada país pode ter no máximo quatro atletas no torneio, desde que todos eles estejam entre os 15 primeiros do Ranking Mundial. Caso contrário, vale o limite de dois por país.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe