Aberto do Aretê Búzios é a oportunidade para jogar no “TPC Sawgrass brasileiro”

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O diferencial do The Players Championship, maior, mais bem pago e mais importante torneio da temporada regular do PGA Tour, que está sendo jogado esta semana, 11 a 14 de março, em Ponte Vedra Beach, na Flórida, é o campo do TPC Sawgrass, considerado a obra prima de Pete Dye, um dos mais importantes designers de golfe do mundo, recentemente falecido. Felizmente para nós, Dye também projetou uma obra prima no Brasil, o Golfe Clube Aretê Búzios, que realiza seu 19° Torneio Aberto dentro de duas semanas, de 27 a 29 de março, sexta-feira a domingo.

Assim como o TPC Sawgrass, o Aretê Búzios é considerado um dos campos mais técnicos e desafiadores para se jogar. Ambos seguem o conceito de “Stadium Course”, que Dye inaugurou em Ponte Vedra Beach, em 1980, no que seria o primeiro TPC (Tournament Players Club) dos muitos que o PGA Tour hoje administra. Tanto em Ponte Vedra, como em Búzios, Dye reservou para os golfistas fairways estreitos, com água para todos os lados, longas faixas de areia e dezenas de “pot bunkers”, pequenas e profundas bancas de areia estrategicamente colocadas para desafiar aqueles que se arriscam mais. Fora os campos de Dye, só nos links da Grã-Bretanha você irá encontrar “pot bunkers” na quantidade em que existem em Búzios.

Restam poucas vagas para jogar no Aberto do Aretê Búzios. Veja detalhes abaixo

Green-ilha – Não faltou nem o green-ilha, o buraco assinatura de ambos os campos. No TPC Sawgrass o green-ilha está no buraco 17, onde uma multidão se concentra para ver os melhores profissionais do mundo encarar uma tacada curta, de 137 jardas, onde a maioria bate um pitch wedge com voo totalmente por sobre o lago, para deleite da torcida, que comemora com uma contagem cada bola na água. No Aretê Búzios, o único campo desenhado por Pete Dye no Brasil, o green-ilha é agora no buraco 8. Lá, não importa o tee – do mais longo ao mais próximo do buraco –, qualquer tacada que mantenha a bola seca vai ser muito comemorada.

Já no buraco 17, também de par 3, a atração durante o Aberto do Aretê Búzios será outra: um cart Tempo, de luxo, da Club Car, no valor de US$ 18 mil (perto de R$ 80 mil), que está sendo oferecido como prêmio de hole-in-one para todos os participantes, homens e mulheres. O mais moderno cart de golfe da Club Car vem com assentos premium em dois tons, USB, volante confort, kit luz com faróis e lanternas traseiras, indicador de baterias, protetor de taqueiras, para-brisa dobrável, ponto único de abastecimento de água das baterias, além do kit golfe completo, com lava tacos e bolas, cooler e garrafa de areia.

Inscrições – A maioria das vagas para o Aberto do Aretê Búzios já foram preenchidas, mas ainda dá tempo para participar do evento que vai fazer história por ser o primeiro grande torneio jogado após as obras de modernização do campo, que levaram um ano e meio para ser concluídas. Além disso, a competição masculina scratch será válida para o ranking mundial amador de golfe (WAGR) e está atraindo muitos dos melhores golfistas do país. Para se inscrever, veja o Programa Oficial e todos os detalhes no site da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ).

A programação social do Aberto do Aretê Búzios começa na sexta-feira, 27, com serviço de café da manhã e almoço, na varanda do Club House, para os scratches, única categoria que joga 54 buracos. No sábado, quanto a competição começa para todos os demais golfistas, a recepção terá início às 6 horas, com distribuição de kits. Haverá serviço de buffet, com café da manhã e almoço, e, no fim do dia, festa de confraternização, com coquetel e um grande show ao vivo.

Atrações para todos – Ainda no sábado haverá atividades Escolinha de Golf Kids do Aretê Búzios, pela manhã, e Clínica de Golfe, com professores renomados, à tarde, ambas para todos os interessados. Domingo também haverá serviço de café da manhã e almoço para os participantes, com as entregas de prêmios logo após o término do jogo. Em todos os dias haverá estrutura de apoio no campo, com águas e frutas variadas.

O hotel oficial é o Hotel Aretê Búzios. Reservas pelo telefone (22) 2008-0155 ou pelo e-mail: reservas_arete@promenade.com.br. Informar o Código Promocional NGABUZIOS2020. A Comissão Organizadora do Campeonato é formada por Pedro Bulhões, Tatiana Mello, Sebastião Neres e Carlos Gasparian. A Comissão de Árbitros terá Carlos Gasparian, Luis Menezes e Vitor Pessanha. O Diretor do Torneio é Sebastião Neres.

Patrocínio – O 19º Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios, uma realização do Opportunity – Fundo de Investimentos Imobiliário, tem patrocínio de Craft Engenharia, Prêmio Empreendimentos Imobiliários e Town Marker Desenvolvimento Imobiliário; apoios de Prefeitura de Búzios, Bahia Golf Car, Club Car, Cervejaria Búzios, Transmater Transporte e Terraplanagem, Promenade Hotéis & Aparts, Hotel Aretê Búzios, Green Grass, Copelmi Mineração, M Costa Serviços de Apoio e Construção, Rain Bird, Quadrant Arquitetura – Engenharia, Intersea, Confederação Brasileira de Golfe e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. A organização é da NGA Golf Construção e Assessoria, Golfe Clube Aretê Búzios, R&A e World Amateur Golf Ranking (counting event).

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe