Brasil repete 2019 no LAAC com quatro golfistas passando o corte; Argentino é campeão

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

O Brasil fechou o Latin America Amateur Championship – LAAC, que foi disputado no El Camaleón Golf Club Mayakoba, no México, com quatro atletas passando o corte, assim como em 2019, sendo dois deles no top 13. Na competição, o principal torneio de golfistas amadores das Américas, Andrey Xavier Borges e Guilherme Grinberg terminaram com 294 tacadas no total e dividiram a 13ª colocação. O campeão foi o argentino Abel Gallegos, com 280 (73, 70,70, 67), -4, nesta que foi considerada uma das edições mais difíceis do LAAC. Além do troféu, ele faturou uma vaga no Masters Tournament 2020 e no 149th The Open, dois dos quatro Majors do golfe mundial.

Durante os quatro dias de LAAC, Andrey Xavier Borges alternou bons e maus momentos. O gaúcho começou o torneio com 77 tacadas, acabando na 33ª colocação. Mas a partir do segundo dia as coisas mudaram para o brasileiro. Com um desempenho de 69 tacadas, Andrey saltou na classificação e entrou no top 7. No terceiro dia, Andrey fechou com 78 tacadas e seguiu dentro do top 14. No quarto e último dia de competição, fez o percurso em 70 tacadas e terminou sua participação com o 13º lugar.

Um pouco diferente de seu compatriota, Guilherme Grinberg manteve o seu desempenho durante os quatro dias de competição. Alternando entre 73, 74, 74 e 73 tacadas em cada um dos percursos, o brasileiro sempre esteve dentro do top 15 do LAAC e fechou na 13ª colocação, também com 294 tacadas.

Já Lucas Park e Fred Biondi acabaram ficando um pouco atrás na classificação final do LAAC. Com 76, 77, 77 e 74 tacadas, Park encerrou sua participação com 304 tacadas e foi o 33º. Já Fred acabou com 305, com 81, 72, 80, 72, é foi o 36º.

Matheus Park e Daniel Ishii não passaram o corte. Além dos seis golfistas, a delegação brasileira contou com o técnico Erik Andersson e o delegado Euclides Gusi, presidente da CBGolfe. Frank Cazabon representou o país como árbitro no torneio.

Organizado pelo Masters Tournament, R&A e pela USGA, o LAAC seleciona seus participantes através do Ranking Mundial Amador. Em 2020, a competição contou com atletas da Argentina, Bahamas, Barbados, Bermuda, Brasil, Bolívia, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Santa Lucia, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela e Ilhas Virgens. A próxima edição do torneio será disputada de 14 a 17 de janeiro de 2021, no Lima Golf Club, na capital peruana.

Todos os brasileiros viajaram ao México com apoio da CBGolfe e do COB, via Lei Agnelo Piva. Mais informações em: http://www.laacgolf.com/

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe