Amador de 15 anos torna-se o mais jovem da história a entrar para o ranking mundial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O inglês Josh Hill, de apenas 15 anos, tornou-se o mais jovem golfista da história e entrar para o Ranking Mundial de Golfe Oficial (OWGR), que lista não apenas os melhores profissionais do mundo, mas também os amadores que, como ele, conseguiram pontuar em torneios profissionais oficiais, apesar de não terem direito prêmios em dinheiro. Hill conseguiu o feito ao vencer o Al Ain Open, do Mena Golf Tour, nos Emirados Árabes, no final de outubro.

Hill ganhou o torneio com 15 anos, seis meses e 27 dias de idade, batendo o recorde que o japonês Ryo Ishikawa estabeleceu em 20 de maio de 2007 ao vencer um torneio de Tour Japonês (bem mais forte do que os do Mena, vale ressaltar), a Munsingwear Open KSB Cup, com exatos 15 anos e oito meses. O Mena (Middle East and North Africa) Golf Tour passou a valer para o OWGR a partir de 2016, ano em que Tiago Lobo, primo de Zagallo, entrou para o ranking ao terminar em terceiro lugar no Sahara Kuwait Championship. Os pontos caducaram após dois anos e ele já deixou a lista do WAGR.

Apesar de pagar prêmios por volta de US$ 50 mil, o Mena Golf Tour dá em seus eventos três pontos para o campeão e apenas os três primeiros e empatados pontuam. No PGA Tour Latinoamérica, por exemplo, onde as bolsas são de US$ 175 mil, o campeão ganha seis pontos para o ranking mundial e os seis primeiros e empatados pontuam. O título da KSB Cup levou Hill para o 1.239º lugar do OWGR. Apenas como referência, Rafa Becker, o quarto dos cinco brasileiros no OWGR, é esta semana o 1.126º do mundo.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe