Definidas equipes do Brasil para a Copa Los Andes, o Sul-Americano de Golfe por Equipes

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Andrey Xavier, Daniel Kenji Ishii, Fred Biondi, Lucas Park e Thomas Choi, no masculino, e Beatriz Junqueira, Fernanda Lacaz, Lauren Grinberg, Meilin Hoshino e Nina Rissi, no feminino, foram convocados para representar o Brasil na Copa Los Andes, o Sul-Americano de Golfe por Equipes, de 27 a 30 de novembro, no Yacht & Golf Club Paraguayo, em Assunção. O Brasil defende o título ganho no masculino, em 2018, no Uruguai, depois de ter sido rebaixado e não jogar em 2017. No feminino, o Brasil não jogou na edição passada por ter sido rebaixado, mas volta este ano.

A convocação das equipes brasileiras foram feitas com base em três critérios: o Ranking Nacional Amador da semana passada (após o Aberto do Itanhangá masculino); o ranking Mundial Amador atualizado em 16 de outubro, quarta-feira passada; e critério técnico, que leva em conta além do desempenho recente e a evolução dos atletas, comportamento dentro e fora do campo, dedicação os treinos nos clubes e questões burocráticas como resposta a convocações dentro do prazo e prestações de contas.

Equipes – Dos dez atletas, seis são de São Paulo – Fred Biondi, que mora nos EUA, onde disputa a NCAA, Lucas Park e Thomas Choi, no masculino; e Fernanda Lacaz, Lauren Grinberg e Meilin Hoshino, no feminino – dois são do Rio de Janeiro – Daniel Kenji Ishii e Beatriz Junqueira – um do Rio Grande do Sul – Andrey Xavier – além de Nina Rissi, que mora e compete na Espanha. Acompanharão a equipe o técnico Erik Andersson e a capitã Gabriela Arantes, que também é a preparadora física do time. Kenji acumulará o cargo de capitão. A delegação terá ainda Euclides Gusi, presidente da CBG.

Estão definidas ainda as equipes do Brasil para o Aberto Sul-Americano Amador, de 8 a 11 de janeiro, no Club de Golf Sport Frances, Santiago, Chile. Jogarão Thomas Choi, Daniel Kenji Ishii e Gui Grinberg e Matheus Park, no masculino, e Lauren Grinberg, Fernanda Lacaz, Beatriz Junqueira e Meilin Hoshino, no feminino. Luz Miyamura será o técnico da equipe convocada pelos rankings nacional e mundial de 3 de outubro. Dois oito convocados, seis são de São Paulo e dois do Rio.

LAAC – Também estão definidos os brasileiros que disputarão o Latin America Amateur Championship (LAAC), de 16 a 19 de janeiro, no Mayakoba El Camaleón Golf Club, em Riviera Maya, no México, que têm o direito de jogar os seis primeiros colocados do ranking mundial amador de golfe (WAGR) após a 37ª semana do ano anterior, ou seja, a terceira de setembro: Andrey Xavier, Fred Biondi, Gui Grinberg, Lucas Park, Daniel Kenji Ishii e Matheus Park. Quatro paulistas, um carioca e um gaúcho.

O LAAC é o campeonato amador de golfe mais importante na América Latina. Criado e organizado em conjunto pelo Augusta National Golf Club, sede do Masters; pelo R&A, organizador do The Open Championship; e pela United States Golf Association (USGA), que comanda o US Open, o LAAC dá como prêmio para o campeão uma vaga para jogar no Masters, além de o direito de disputar, juntamente com o vice-campeão, as seletivas finais para o The Open e U.S. Open. O campeão ganha ainda o direito de jogar todos os torneios amadores da USGA para os quais seja elegível, incluindo o US Amateur.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe