Com torneio para mais de 60 convidados, João Vontobel comemora 90 anos em plena atividade

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O aniversário é somente na quinta-feira, dia 14 de março, mas nesta terça-feira, 12, dezenas de golfistas amigos de João Vontobel reúnem-se no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, para comemorar os 90 anos deste que é o jogador símbolo da ABGS, a Associação Brasileira de Golfe Sênior. Esbanjando saúde, vitalidade e alegria, Vontobel ainda encontra tempo para trabalhar – neste segunda-feira participou de uma reunião do Conselho da Neugebauer (chocolates) da qual é proprietário – e jogar golfe regularmente, de duas a três vezes por semana.

Até pouco tempo, Vontobel ainda era o presidente da Conselho da Vonpar, líder no mercado de refrigerantes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que tem em seu portfólio, a Coca-Cola, águas e cervejas, mas esses negócios foram vendidos para a Femsa, gigante mexicana de bebidas, deixando mais tempo para ele se dedicar à família, ao golfe e aos amigos, como Claudio Kiryla, presidente da ABGS, e Osvaldir Benato, que estão viajando para Porto Alegre especialmente para o torneio de aniversário desta terça-feira.

Começo tardio – Apesar da imensa paixão pelo golfe e do inestimável apoio que sempre deu ao esporte, patrocinando a ABGS por longo tempo, Vontobel só começou a jogar golfe há 28 anos, por insistência de um amigo, um empresário carioca, que acabou por convencê-lo de que estava mais do que na hora de mudar do tênis, que praticou por longo tempo, para um esporte que poderia acompanhá-lo para o restante da vida.

Vontobel credita ao golfe, ao convívio com a natureza e à atividade física que o esporte exige e proporciona, mesmo para quem jogar com o uso de carts, ter chegado aos 90 anos com saúde e excelente disposição. “Não fumo, e o restante faço com moderação” conta Vontobel. “Um dos grandes benefícios do golfe é manter a cabeça ocupada, dar o que fazer àqueles que reduzem sua atividade profissional, mantendo-os competitivos”, revela o empresário. “Além disso, jogar golfe é um grande prazer e algo que você poderá fazer independente da idade.”

Viagens e amizades – Através do golfe Vontobel criou também um grande círculo de amigos, dentro e fora do Brasil. Por quase uma década ele defendeu a ABGS e o Brasil no World Senior Golf Championship, o Mundial de Golfe para quem tem 55 anos ou mais, jogando em Colorado Springs e em muitas outras cidades americanas. Além disso, representou o Brasil em campeonatos Sul-Americanos, dentro e fora do país. “Agora tenho jogado mais aqui, sobretudo em Porto Alegre, e em Punta del Este (Uruguai) que tem três lindos campos de golfe”, conta.

Diversas vezes, em reportagens sobre a importância do golfe para a saúde, Vontobel serviu de exemplo de jogador que se beneficia do esporte, tanto física como mentalmente. Agora, ao chegar aos 90 anos, ele é um incontestável exemplo da precisão da pesquisa do Karolinska Institutet, da Universidade de Medicina da Suécia, que chegou à conclusão de que, comparando seus praticantes com outras pessoas do mesmo sexo, idade e estrato socioeconômico, o golfe reduz em até 40% a taxa de mortalidade, dando-lhes um aumento de cinco anos na expectativa de vida.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe