Nasce o grande torneio amador da América Latina

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Dia 15 de janeiro de 2015 será uma data especial para o golfe latinoamericano, pois acontecerá a edição inaugural do Latin America Amateur Championship - LAAC, uma nova competição do golfe amador que tem como objetivo estimular o crescimento e aumentar a visibilidade do esporte na América do Sul, América Central, México e Caribe.

A LAAC é uma criação de três grandes instituições: a Masters Tournament, a R&A e a United States Golf Association - USGA. "É maravilhoso que os realizadores de três Majors, os quais há tempos apoiam a participação dos amadores em suas edições, colocando-os para jogar ao lado dos melhores do mundo, agora se juntem para promover o golfe amador aqui na América Latina. Acredito que este campeonato ajudará a aumentar a quantidade de golfistas em todos os países", afirmou Mike Davis, diretor executivo da USGA.

Já Peter Dawson, diretor executivo da R&A, ressalta o aspecto da superação geográfica: "Esta é uma grande iniciativa por diversos aspectos, mas também porque ajudará enormemente a aproximar a América Latina do golfe mundial".

E Billy Paine, presidente do Augusta National Golf Club e do Masters Tournament, enfatiza a necessidade da criação de ídolos para a região: "Há cinco anos começamos um projeto similar na Ásia, o Asia-Pacific Amateur Championship, que foi criado com o objetivo de identificar heróis; figuras que inspirem os outros a começarem este esporte. Agora estamos fazendo o mesmo na América Latina. Sabemos que quando há oportunidades de grandes competições, despontam grandes jogadores também".

De fato, o LAAC já nasce grande e na condição de um dos mais importantes do continente. Não só pela quantidade de países envolvidos, mas também porque o campeão terá seu valor em campo plenamente reconhecido. Ele receberá um convite para competir no Masters Tournament de 2015, e também receberá total isenção para participar do British Amateur e o U.S. Amateur Championship, e também de qualquer outro torneio da USGA para o qual seja escolhido. Também estará automaticamente com vaga, assim como o segundo colocado, para as etapas finais da classificação para o Open Championship e o U.S. Open.

O campeão de 2015 também receberá uma isenção de cinco anos para jogar o LAAC (2016- 2020). E os cinco primeiros e empatados na edição 2015 estarão isentos para o campeonato de 2016. Todas essas benesses são válidas apenas para o jogador que manter sua condição de amador durante o período das competições.

Mas claro que entre todos esses prêmios nenhum se compara à oportunidade de participar do Masters, de longe o mais legendário e glamuroso torneio de golfe de todos os tempos. Os nomes de seus fundadores dispensam maiores comentários: Bobby Jones e Clifford Roberts, e a disputa realizada desde 1934 reúne os melhores jogadores do mundo, os quais têm como objetivo a glória máxima de ter esse título entre suas conquistas.

O torneio inaugural do LAAC acontecerá no Pilar Golf, um dos melhores campos da região. Inaugurado em 1992 em Buenos Aires, já sediou eventos como o Aberto da República Argentina.

O LAAC abrigará 120 jogadores em campo, e o formato será o stroke play, em 72 buracos, com um corte para a classificação depois de 36 buracos, ficando na disputa apenas os 60 jogadores com os melhores escores e os empatados.

Os países presentes na primeira edição do LAAC serão: Brasil, Argentina, Bahamas, Barbados, Bermuda, Bolívia, Ilhas Virgens, Britânicas, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Ilhas Caimãs, Ilhas Turcas e Caicos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lucia, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe