Ronaldo Francisco campeão da etapa Curitiba do CBG Pro Tour

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O paulista Ronaldo Francisco venceu a Etapa Curitiba do Circuito Brasileiro de Golfe - CBG Pro Tour apresentado pelo HSBC, a principal série de torneios do golfe profissional nacional. O campeonato aconteceu no Clube Curitibano, em Quatro Barras (PR), e distribuiu R$ 100 mil em prêmios, sendo R$ 22 mil para o campeão.

A vitória de Ronaldo foi a primeira do ano de um golfista brasileiro no circuito da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), já que as três etapas anteriores haviam sido conquistadas por estrangeiros - os argentinos Mauricio Molina (Etapa Brasília) e Sergio Acevedo (Etapa São Carlos) e o uruguaio Juan Lizzarralde (Etapa Porto Alegre).

Ronaldo somou 201 tacadas (-15), com parciais de 69/67/65, contra 203 (69/67/67) do vice-campeão, o paraguaio Marco Ruiz. A disputa foi intensa até o buraco final. Ronaldo chegou ao início do buraco 18 com apenas uma tacada de vantagem em relação a Ruiz, que havia feito quatro birdies consecutivos para encostar no líder. Ruiz errou a tacada que poderia levá-lo para o playoff caso Ronaldo errasse - e mesmo assim o brasileiro não errou, embocando o 10º birdie do dia para ir a 15 abaixo no total e vencer com duas de vantagem.

"Comecei muito bem a partida. Cometi um erro no buraco 3, mas mesmo assim emboquei o birdie de fora do green, num tiro por cima da banca de areia, e ganhei mais confiança ainda no meu jogo curto", disse o campeão, que recebeu o troféu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Paulo Cezar Pacheco.

Três jogadores empataram em terceiro lugar, com um total de 207 tacadas: Daniel Stapff (PR), Marcos Silva (PR) e Francisco Ojeda (Argentina), seguidos de outros três com 208 tacadas: Sergio Acevedo (Argentina), Felipe Navarro (SP) e Rafael Barcellos (RS).

A etapa final do CBG Pro Tour apresentado pelo HSBC será disputada no Clube de Campo São Paulo, na capital paulista, de 11 a 14 de setembro.

O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e tem também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e organização da IMX.

Mais informações no site oficial da competição: www.cbgprotour.com.br

Aulas gratuitas - Numa iniciativa para promover o golfe, adolescentes de 15 a 17 anos do Colégio Sesi São José dos Pinhais e do Colégio Estadual Ivan Ferreira do Amaral Filho, de Campina Grande do Sul, ambos na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram neste sábado o terceiro dia seguido de aulas gratuitas promovidas pelo Programa Golfe Para a Vida apresentado pelo HSBC, e puderam acompanhar lances do jogo. Os jovens participaram de um torneio de putter (tacadas curtas para embocar a bola). O público em geral também participou de aulas gratuitas.

O programa Golfe Para Vida apresentado pelo HSBC foi criado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para desenvolver o esporte e conta com recursos do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do R&A, a entidade máxima do golfe mundial. O Golfe Para a Vida já foi desenvolvido em três cidades brasileiras (Curitiba, Porto Alegre e Brasília), atingindo cerca de 70 professores e mais de 20 mil crianças.

Os primeiros colocados
1 Ronaldo Francisco (SP) - 201
2 Marco Ruiz (Par) - 203
T3 Daniel Stapff (PR) - 207
T3 Marcos Silva (PR) - 207
T3 Francisco Ojeda (Arg) - 207
T6 Sergio Acevedo (Arg) - 208
T6 Felipe Navarro (SP) - 208
T6 Rafael Barcellos (RS) - 208
9 Odair Lima (PR) - 209
10 Mauricio Molina (Arg) - 210

No Pro Am que abriu o torneio venceu o time de Rafael Becker, que disputa o seu primeiro torneio como profissional. A equipe campeã também incluiu os amadores Nelson Slaviero, Yaeko Azuma e Wagner Sbrissia. Os vice-campeões foram o profissional Mariano Fabeiro e os amadores Alexander Korioth, Belmiro Rabaiolli e Jean Carlos Cardoso. Os terceiro colocados foram o pro Odair Lima e os amadores Yang Feng Ming, Jefferson Yang e Dirceu Barbosa Neto, com 115.

Fonte: Golfe e Negócios