Sergio Garcia faz comentário racista e pede desculpas em seguida

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O relacionamento entre o espanhol Sergio Garcia e Tiger Woods nunca foi bom e se deteriorou ainda mais por causa do incidente no The Players Championship e o disse que me disse que se seguiu entre os marshals que acompanhavam a dupla no sábado, quando o espanhol acusou o adversário de ter lhe atrapalhado em campo. Mas chegou às últimas consequências nesta segunda-feira, quando o espanhol deixou escapar um comentário racista, do qual se arrependeu em seguida.

Garcia estava no jantar do BMW PGA Championship, o maior torneio do Tour Europeu, nesta segunda-feira, em Wentworth, na Inglaterra, com o restante da equipe europeia campeã da Ryder Cup, quando lhe perguntaram, em tom de brincadeira, se ele convidaria Woods para jantar no próximo mês, quando os dois irão se encontrar no US Open, no Merion. "Vou estar ao lado dele todas as noites; nós vamos comer frango frito", respondeu Garcia de bate-pronto.

Racismo - A expressão "fried chicken" (frango frito), que lembra o nosso "frango com farofa" tem uma conotação racista nos EUA, onde tem o estereótipo de comida de negros. Em 1997, depois de Tiger Woods vencer o seu primeiro Masters, Fuzzy Zoeller cometeu um erro parecido ao comentar a vitória do primeiro negro em Augusta e comentar o cardápio que ele escolheria para jantar dos campeões, no ano seguinte. "Espero que não seja frango frito, couve, ou seja lá o que eles comam", disse Zoeller. Passou meses se desculpando e perdeu dois patrocinadores.

Assim que a brincadeira de mau gosto foi divulgada fora da sala de jantar, Garcia apressou-se em pedir desculpas através de um comunicado oficial para o Tour Europeu. "Peço desculpas por qualquer ofensa que possa ter sido causado pelo meu comentário no palco durante jantar de premiação dos jogadores do European Tour", disse ele. "Eu respondi a uma pergunta que foi claramente feita para mim como uma brincadeira com uma observação tola, mas de modo algum quis fazer o comentário de uma maneira racista."

Resposta - Woods ainda não se pronunciou sobre o incidente. No caso de Zoeller, após o pedido de desculpas, que demorou alguns dias, Woods perdoou o jogador tido com um dos maiores brincalhões do circuito com uma dura reprimenda. Woods, então com 22 anos, mandou servir no jantar dos campeões do Masters cheeseburgers, sanduíches de frango, batatas fritas e milkshakes.

Fonte: O portal brasileiro de golfe