Jovem da baixada fluminense é convidado para jogar o BRASIL CLASSIC

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O jovem carioca Cristian Barcelos, de 18 anos, é o 10º brasileiro confirmado para disputar o Brasil Classic apresentado pelo HSBC, que acontece de 4 a 7 de abril no São Paulo Golf Club, na capital paulista. Essa será a primeira etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, disputado no Brasil. Serão distribuídos US$ 675 mil em prêmios - a maior premiação em mais de dez anos do golfe profissional masculino brasileiro.

Cristian é o primeiro negro a se tornar campeão brasileiro juvenil de golfe, feito que conquistou no ano passado. Ele vive em Japeri, um dos municípios mais pobres da Baixada Fluminense, e aprendeu golfe no Projeto Japeri, um projeto social que ensina o esporte a crianças carentes da região, num campo público construído na cidade com apoio da iniciativa privada e entidades de golfe.

"Estou muito feliz, pois essa será uma experiência muito legal. Queria agradecer muito à Confederação Brasileira de Golfe e ao HSBC por me proporcionarem essa oportunidade. Esse é o torneio mais importante do ano aqui no Brasil", diz o jovem.

"Mais do que uma obrigação, é um imenso prazer para a Confederação Brasileira de Golfe incentivar a nova geração de talentos do nosso país. O Cristian é um menino muito esforçado, cuja história de vida deve servir de exemplo a outros jovens. Ele é a prova viva de que o golfe é um esporte que pode e deve ser praticado por todos", enfatiza Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

Cristian terá a companhia de outro amador no torneio, o paulista Rafael Becker, 22 anos, primeiro brasileiro a figurar entre os 100 primeiros do ranking amador mundial. Os dois e o jovem profissional paranaense Daniel Stapff, que atualmente disputa o PGA Tour Latinoamérica, se encontrarão nesta terça-feira, no São Paulo Golf Club, com o sul-africano Gary Player, um dos maiores golfistas de todos os tempos.

Player passará às jovens promessas do golfe brasileiro um pouco da sua experiência - ele já venceu nove torneios de Grand Slam e 165 campeonatos em toda a carreira, e foi o terceiro golfista da história, junto com Ben Hogan, Gene Sarazen, Jack Nicklaus e Tiger Woods, a vencer os quatro torneios do Grand Slam.

Além dos três jovens talentos, outros sete brasileiros (Alexandre Rocha, que disputa o PGA Tour, Erik Andersson, Fernando Mechereffe, Lucas Lee, Philippe Gasnier, Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco) disputarão o torneio, que contará no total com 144 jogadores de mais de dez países.

O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Convites gratuitos: devem ser solicitados pelo e-mail convite@brasilclassic.com.br e retirados no hotel Blue Tree Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin) de 1º a 7 de abril

Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Patrocínios de golfe do HSBC
O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Women's Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o 'Asia's Major' e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como "a joia do golfe asiático".

O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.

Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.

No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf - uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.

No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots - programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.

Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com

Sobre a CBG
Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.

Sobre a IMX
Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.

Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros.

Fonte: CBG