Caminho Certo

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A indústria brasileira do golfe deu mais uma vez provas de que está alcançando a maturidade. De 24 a 27 de setembro, cerca de 400 pessoas transformaram o centro de convenções do Hotel Costa do Sauípe Golf & Spa, na Bahia, no mais importante centro de troca de experiências e realização de negócios envolvendo o esporte que se teve notícias no Brasil. O local foi palco da segunda edição do Brasil Golf Show, principal evento da indústria do golfe brasileiro, que está se firmando como importante agente acelerador do crescimento do trade de golfe do País.

De acordo com press release, passaram pelo evento cerca de 400 participantes, entre superintendentes de campo, investidores, dirigentes, presidentes de clubes, incorporadores imobiliários, construtores, resorts, operadores hoteleiros e instituições financeiras, além de órgãos oficiais de turismo, fornecedores de equipamentos e insumos, arquitetos e projetistas, consultorias técnicas, distribuidores de materiais de jogo, grifes esportivas e veículos de comunicação, além, é claro, de golfistas apaixonados pelo esporte.

“Nosso objetivo é contribuir para fortalecer a indústria do golfe no País”, declara Fábio Mazza (foto), sócio da GT Golfe, empresa organizadora do evento. “Trata-se de uma indústria que já é uma realidade no Brasil. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o importante é que já colocamos as mãos à obra. O evento proporcionou bons contatos de negócios a todos os presentes”, resume.

A Expo, aérea de exposições do Brasil Golf Show 2008, reuniu mais de 30 empresas, entre grifes esportivas, equipamentos para a prática do esporte, empreendimentos com campo de golfe e prestadores de serviço, que mostraram aos presentes as principais novidades e inovações do mercado. Na sala de palestras, aconteceram 16 apresentações de diferentes temas que movimentaram o Fórum Brasil Golf Show 2008 e o 7º Encontro Nacional de Superintendentes de Campos de Golfe.

Palestras – Em meio à programação do evento, palestras como Tributação na importação de máquinas, veículos e equipamentos de golfe, ministrada pelos advogados Luiz Arthur Caselli (foto, à direita) e Roberto Ribeiro (à esquerda), do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, geraram calorosos debates sobre os principais entraves que o mercado de golfe vive no Brasil.

A questão ambiental, outro assunto de cunho muito importante para o desenvolvimento do segmento, também foi um dos temas discutidos durante o fórum através da palestra Rumo à Sustentabilidade Ambiental dos Campos de Golfe, proferida pela engenheira agrônoma Dorothéa Pereira, diretora técnica da Dorothéa Pereira Consultoria Ambiental e Paisagismo.

Além de discutir as questões sobre os processos de licenciamento ambiental para campos de golfe no país, Dorothéa (foto) aproveitou o momento para mostrar a todos importantes cuidados com meio ambiente adotados pelos administradores dos principais campos de golfe de Portugal e Espanha.

Japeri – O que também movimentou o Fórum Brasil Golf Show 2008 foi a questão social. Duas palestras importantes mostraram que o golfe não vive apenas de glamour e grandes negócios. A prova disso foi a apresentação Japeri Golf – O sonho é possível, dirigida pela presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Vicky White (foto, à esquerda), e por Maria Lúcia Barcellos (à direita), diretora conselheira do Japeri Golf Links.

Tomada pela emoção, a dupla mostrou ao público o projeto Japeri Golf Links, um campo de golfe público de nove buracos construído no município de Japeri, uma das áreas mais carentes do Estado do Rio. Lá, cerca de 12 funcionários atendem 85 crianças pobres da região que treinam golfe, aprendem noções de etiqueta e de comportamento. “O golfe mudou a vida dessas crianças”, disse Vicky.

De carona no clima de responsabilidade social, o presidente da Costa do Sauípe, Alexandre Zubaran, realizou a apresentação Projeto Berimbau – Golfe, meio-ambiente e a comunidade, onde foi exposto aos presentes detalhes do amplo programa social que atende famílias carentes do entorno do resort.

Indústria – Com a atenção também voltada ao futuro da indústria do golfe, a programação do Brasil Golf Show 2008 foi marcada com assuntos relacionados aos negócios em torno do esporte e à capacitação profissional dos superintendentes brasileiros. Como exemplo, foi realizada a palestra Um panorama da gestão de campos de golfe na Argentina, proferida pelo engenheiro Ricardo de Udaeta, editor da TGM, principal revista especializada na área de gestão e manutenção de campos de golfe da América Latina.

Ricardo traçou um panorama completo do mercado argentino de golfe – além de números, falou sobre os principais problemas enfrentados pelos campos do país. "O evento foi maravilhoso para a troca de experiências", disse Udaeta. O também engenheiro argentino Alejandro Canegallo apresentou uma palestra mais técnica com importantes informações voltadas aos superintendentes de campos.

Outro palestrante de renome internacional presente no Fórum Brasil Golf Show foi Hessel Rozema, diretor geral da Redexim da Holanda, uma das principais fabricantes de equipamentos para campos de golfe no mundo. Rozema viajou de Amsterdam para Salvador exclusivamente para participar do Brasil Golf Show.

Turismo - Para celebrar o encerramento do Fórum Brasil Golf Show 2008 com uma tacada certeira, a organização do evento programou a palestra Panorama do turismo no Brasil – Perspectivas para o turismo de golfe, que foi realizada por Arthur Nemrod, da Superintendência de Investimento em Pólos Turísticos (SUINVEST), orgão que pertence à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, e por Emília Silva, presidente da Bahiatursa, empresa de turismo do Estado da Bahia.

A dupla deu a todos os presentes uma ampla visão de como o golfe está se tornando uma importante ferramenta nos grandes empreendimentos turísticos no litoral baiano. "O golfe exercerá um papel fundamental no turismo do Estado", declarou Domingos Leonelli (foto), secretário de Turismo da Bahia, que esteve presente na abertura oficial do evento e informou que já há outros oito campos de golfe em desenvolvimento no Estado, além dos cinco existentes atualmente, e reafirmou o apoio do governo do Estado ao crescimento do esporte.

Na sexta-feira, dia 26, foi realizado o 1º Workshop de Turismo de Golfe, uma parceria do Brasil Golf Show com a ABAV-BA. A ação, que reuniu um grupo de 40 agentes viagens e operadores de turismo, teve como objetivo principal proporcionar aos expositores do segmento uma oportunidade de contato direto com o trade turístico de golfe.

Para dar uma visão mais ampla do assunto e gerar uma troca de experiências entre as empresas, o workshop contou com a presença de Lilian Urata, da Golf Travel; Marco Oliva, diretor geral da Assist Card no Brasil; Suzan Marples, coordenadora de golfe da Secretaria de Turismo da Argentina; Moira Taylor, do Chapelco Golf & Resort, na Argentina; Leslie Ireland, representante da PGA National Resort, localizado na Flórida; Arthur Nemrod, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia; José Garcia e Fernando Pisani, representantes da Costa do Sauípe; Gary Solnik, representante do Iberostar Golf Links; Maria Helena Santana, representante do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, e Ana Paula Souza, representante da Tam Viagens.

"Foi uma ótima oportunidade para apresentar um pouco mais sobre a variedade de destinos envolvendo o golfe para o trade baiano", disse Celso Teixeira, sócio da Golf Travel.

Torneios – Como não poderia deixar de ser, o Brasil Golf Show 2008 também foi marcado por belas tacadas de golfe que aconteceram em dois grandes torneios em dois dos melhores campos de golfe do País. O primeiro deles, o Golf Trade Tournament – Costa do Sauípe, abriu o evento na quarta-feira, dia 24, no Costa do Sauípe Golf Links com mais de 60 jogadores.

Já o segundo, a Copa Iberostar Brasil Golf Show, encerrou o evento com chave de ouro no sábado, dia 27. Para quem está iniciando suas primeiras tacadas, o Brasil Golf Show 2008 realizou, também no dia 27, a ESPN Golf Academy, uma clínica de golfe que foi dirigida pelo profissional de golfe Ricardo Melo, comentarista de golfe da ESPN e que reuniu mais de 60 participantes.

Após muito treino e orientações técnicas na teoria e na prática, os iniciantes participaram de um minitorneio que contou até com uma descontraída entrega de troféus. "Todos os eventos de golfe que organizamos sempre contam com uma clínica de golfe. É algo que consideramos de grande importância para trazer mais praticantes para o esporte", enfatiza Fábio Mazza (foto).

Entre patrocinadores, parceiros e apoiadores, o Brasil Golf Show 2008 contou com o patrocínio do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Aymerich Golf Management, PGA National Resort & Spa, Revista Golf Life, Assist-Card, Itograss, a Costa do Sauípe, o Iberostar Praia do Forte Golf Club, a TAM, a TAM Viagens, a Resorts Brasil e a Autodesk.

Apoiaram o evento o Grupo Acme, a Tecnutri, a Regatec e a World Sports. A ESPN e a InvestNews foram mídias parceiras. O Ministério do Turismo, a Bahiatursa, a ABIHSP, ABIHBA e a ABAV/BA deram o importante apoio institucional. O evento foi organizado pela GT Golfe, sendo a Golf Travel a agência oficial.

Marco Antonio Martins
MTb 24.583 Jornalismo
marco@fpgolfe.com.br

Fonte: Federação Paulista de Golfe