Paciência na escolha dos tacos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Paciência é a melhor das virtudes de um golfista.

A impaciência se paga caro no campo do golfe e também leva aos iniciantes no esporte a adquirir tacos inapropriados após umas poucas aulas, quando a escolha deve ser o resultado de um processo meticuloso que marcará o maior ou menor sucesso nos gramados.

Um dos erros mais comuns dos iniciantes em golfe e comprar tacos após um par de classes, quando ainda não foi definida a característica do futuro jogador, a velocidade do swing, entre outros fatores que definem o desempenho.

Nos Estados Unidos, reputados professores estimam que 70% dos jogadores utilizam tacos inapropriados ou pelo menos eficientes para o tipo de jogador.

No Brasil não tenho ideia. Ouvir, ler e discutir deve integrar a cartilha de todo comprador de tacos de golfe. Várias opiniões devem ser ouvidas. Orientações de um bom profissional ou de jogadores experientes deveriam ser básicas.

A vara muito longa ou curta provoca a alteração do swing afetando o contato do taco com a bola. A rigidez ou flexibilidade da vara depende do tipo de swing.

Uma vara muito rígida fará que a bola tome efeito se batida por um jogador de swing lento porque o impacto da cabeça do taco com a bola não será perfeitamente perpendicular.

Cada um dos 14 tacos tem um grau de inclinação ou loft. São muitas as boas marcas.Existem numerosas combinações de formato de cabeça de tacos, varas e grips. A escolha das variáveis é decisiva.

Lojas de clubes, estabelecimentos especializados atendidos por bons profissionais são os melhores caminhos para encontrar os tacos mais apropriados.

O fitting ou a preparação dos tacos na medida do jogador ajuda muito potencializando a tacada e tirando o melhor proveito do instrumento.

Os tacos sozinhos não fazem milagres. A mente do jogador é a peça mais importante do equipamento porem certamente o jogo será mais agradável com tacos mais compatíveis e assim traduzir melhor o imaginário para a realidade.

* Guillermo Piernes: Escritor e jornalista. piernes@golfempresas.com.br

Fonte: Golf Empresas