Jogar golfe ensina a escolher melhor


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O golfe ensina e prepara as pessoas a desenvolver perseverança, equilibrio emocional, estrategia e também a escolher os tacos mais apropriádos e os melhores candidatos nas eleições.

Em linhas gerais o golfe é praticado por pessoas educadas, preparadas, esclarecidas e inteligentes. Logicamente que como toda regra existem excepções e no golfe são realmente difíceis de aturar.

A paciencia necessária para jogar golfe é um grande atributo para escolher entre candidatos que frequentemente estão longe do ideal. 

Mas o golfista está acostumado a lidar com frustração já que somente 8% das tacadas são satisfatórias, em todo nivel de habilidade para praticar o jogo. 

O golfe também nos ensina que se a situação é dificil ainda assim sempre podemos sair dela de usarmos nossa inteligencia, nossa capacidade. 

Quando nossa bola fica atrás de uma árvore ou num barranco sabemos que a nossa tacada poderá não ser a melhor mais possibilitará sair de uma situação de catástrofe. 

O ponto principal, escolher o taco mais apropriado para cada situação, para cada tacada. Sim, a analogia é completamente proposital.Estamos no barranco.

Nesses momentos de complicação máxima não podemos nos eximir e transferir a decisão a pessoas que vivem nas trevas de ignorancia. Os ignorantes não ajudam. Os mais esclarecidos devem decidir a sua própria tacada. 

A capacidade de análise rápida desenvolvida com o golfe deve ser aplicada para as mais trascendentais tacadas, como escolher o melhor taco possível. 

As regras eleitorais vigentes são duras e até paradoxais ao transformar o direito de votar num dever. Essa regra se fosse de golfe obrigaria as pessoas que não se importam com o jogo a dar uma tacada. 

Porém os jogadores de golfe estamos treinados a respeitar as regras e jogar o melhor possivel dentro delas. Os grandes golfistas e alguns políticos sabem que jogar limpo compensa.Outros não. 

Guillermo Piernes é escritor, consultor e palestrante. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa www.guillermopiernes.com.br piernes@golfempresas.com.br